Coordinfância inicia as apresentações do projeto MPT na Escola à comunidade escolar

Secretarias de Educação têm até 15 de março para inscrever participantes

Natal (RN), 21/02/2024 – Foi realizada, nesta terça-feira (20), a primeira reunião de apresentação do Projeto MPT na Escola 2024 ao seu público alvo, a comunidade escolar. O encontro, que marcou o início da 3ª edição local da iniciativa, contou com a presença do procurador do MPT-RN Luis Fabiano Pereira, titular regional da Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes, e da procuradora Cirlene Luiza Zimmerman, coordenadora Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho e da Saúde do Trabalhador, bem como de representantes das secretarias de Educação.

No encontro, o procurador Luis Fabiano Pereira fez um balanço das atividades de 2023 do projeto e destacou as expectativas para 2024: “No ano passado tivemos um crescimento ótimo, triplicamos o número de municípios participantes (em comparação ao ano de 2022). Agora, nós convidamos os mesmos municípios do ano passado e queremos alcançar uma maior quantidade de alunos e turmas”, explicou.

Também foram apresentadas as mudanças dessa edição. Dentre elas, a criação de dois novos grupos temáticos que irão incluir alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental. Até o ano passado, apenas estudantes de 4° e 5° ano participavam das atividades.

Outra novidade é a implantação da parceria com o projeto Segurança e Saúde nas Escolas. Para a procuradora Cirlene Luiza Zimmerman, coordenadora do projeto, "a ideia do Segurança e Saúde nas Escolas é levar essa temática da implementação de uma cultura da prevenção a partir da educação, de modo que consigamos mudar uma realidade que ainda é muito triste para o Brasil, que possui números alarmantes de acidentes e adoecimentos no trabalho”.

Agora, além do “trabalho infantil”, serão desenvolvidas as temáticas “Aprendizagem profissional”, com os alunos de 6° e 7° anos, e “segurança e saúde nas escolas e no trabalho”, com os alunos de 8° e 9° anos.

A partir da apresentação do funcionamento do projeto, as secretarias irão avaliar as condições de cada município e terão até o dia 15 de março para inscrever as escolas na etapa regional. Após essa data, serão realizadas oficinas de capacitação e o fornecimento dos materiais pedagógicos.

 

Ministério Público do Trabalho no RN

Assessoria de Comunicação

Tatiana Lima | Jornalista responsável

Kyara Torres | Estagiária de jornalismo

Sabrina Cruz | Estagiária de audiovisual

Imprimir