Aluna potiguar vence em primeiro lugar a etapa nacional do prêmio MPT na Escola

A estudante Maria Klara Ferreira Araújo foi a pioneira potiguar na etapa nacional da premiação

Natal (RN), 14/12/2023 – O Ministério Público do Trabalho (MPT) divulgou, na última segunda-feira (11), os vencedores e as vencedoras da etapa nacional do Prêmio MPT na Escola 2023. Durante a cerimônia virtual, foi revelado que na categoria Conto o trabalho da potiguar Maria Klara Ferreira de Araújo, intitulado "A Menina do Avental Amarelo", conquistou o primeiro lugar na etapa nacional da premiação.

Estudante da Escola Municipal José Ferreira (Jucurutu/RN), Maria Klara marcou a estreia do MPT-RN na etapa nacional da premiação com o seu conto “A Menina do Avental Amarelo”, que narra a trajetória de uma criança resgatada do trabalho infantil que realiza o sonho de se tornar professora. O conto premiado foi orientado pela professora Renimária Melo e disputou o pódio na categoria com os alunos Jorge Kauan (Várzea Alegre/CE) e Jady Pereira (Boa Vista/RR).

Com o tema “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil”, o prêmio MPT na Escola tem como objetivo estimular a participação de crianças e adolescentes em ações voltadas para a mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil e de promoção e defesa de direitos de crianças e adolescentes.

O projeto MPT na Escola faz parte das ações da Coordenadoria de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), grupo de trabalho que no Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT-RN) é orientado pelo procurador do Trabalho Luis Fabiano Pereira.

“A obtenção do primeiro lugar no Prêmio MPT na Escola foi além das nossas expectativas iniciais, uma vez que este é o primeiro ano em que as escolas do Rio Grande do Norte concorrem na etapa nacional. É uma grande alegria e uma fonte de inspiração para todos que executamos esse projeto. Estão de parabéns a aluna Maria Klara e a professora Renimária, de Jucurutu, assim como estudantes, professoras, professores e todos os profissionais da educação que participaram ao longo do ano letivo. Que recebam nosso abraço e a nossa gratidão.” disse o procurador Luis Fabiano.

Prêmio MPT na Escola 2023 – Este ano, foram inscritos 76 trabalhos de estudantes de 48 municípios potiguares na etapa estadual do prêmio. Participaram alunas e alunos de escolas municipais e estaduais nas quatro categorias – conto, desenho, música e poesia, com trabalhos com o tema trabalho infantil. A categoria desenho foi a que recebeu maior número de inscrições: 24 obras aptas a concorrer ao prêmio. Em seguida, vieram as categorias de conto e poesia, com 20 inscrições cada, e a categoria música, com 12 inscrições.

Acesse AQUI a íntegra do conto escrito pela aluna Maria Klara Ferreira, “A Menina do Avental Amarelo”.

 

Ministério Público do Trabalho no RN

Assessoria de Comunicação

Tatiana Lima | Jornalista responsável

Bárbara Rossato | Estagiária de jornalismo

Gabriela Liberato | Estagiária de jornalismo

Imprimir