Especialistas vão analisar os perigos do agrotóxico no ambiente de trabalho

Natal (RN), 26/11/2014 - O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT/RN) sediará, no dia 28 de novembro, o Seminário Regional Saúde e Segurança do Trabalho, com o tema "Agrotóxico e Trabalho: Dilemas para a Vigilância e Cuidado com a Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente Laboral". Promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho, o evento acontece a partir das 8h30 no auditório do MPT/RN, no bairro de Lagoa Nova, em Natal, e reunirá profissionais e pesquisadores da área, juízes, procuradores do trabalho e especialistas, para refletir sobre o perigo da exposição ao agrotóxico no ambiente de trabalho.

O assunto é objeto da campanha nacional do Trabalho Seguro, realizada pela Justiça do Trabalho de todo país, que tem a juíza Simone Jalil como coordenadora regional. O seminário ocorre próximo ao Dia Internacional de Não aos Agrotóxicos, lembrado em 3 de dezembro no mundo inteiro.

A primeira palestra será ministrada pela médica Ada Cristina Pontes Aguiar, que analisará os Dilemas e desafios para a Vigilância e cuidado com a saúde do trabalhador e o meio ambiente laboral.Após o intervalo, às 10h30, a pesquisadora Márcia Sarpa de Campos Mello, da área de Vigilância do Câncer relacionado ao Trabalho e ao Ambiente do Instituto Nacional de Câncer (Inca), alerta sobre os Efeitos carcinogênicos relacionados ao uso de agrotóxicos com base na situação nacional dos casos de intoxicação dos trabalhadores.

No período da tarde, uma mesa redonda vai tratar das Intoxicações por agrotóxicos no RN, dos sistemas oficiais de informação e dos desafios para realização de estudos epidemiológicos, a partir das 14h, sob a moderação da procuradora regional do trabalho, Ileana Neiva Mousinho. Participarão da mesa os representantes do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), Edmilson de Castro Dias e Sabrina Sisenando, do Centro de Assistência Toxicológica/RN, Maria Margareth Teixeira Gomes eSilvana Patrícia, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETARN).

O Seminário será encerrado com uma palestra do procurador do trabalho do MPT de Campinas (SP), Cristiano Lourenço Rodrigues, que vai discutir a eficácia dos instrumentos de combate e as perspectivas jurídicas e extrajurídicas do problema.

As inscrições para o Seminário Regional Saúde e Segurança do Trabalho são gratuitas e podem ser feitas através do site do TRT-RN (www.trt21.jus.br)

Confira a programação na íntegra:

DATA: Sexta-feira - 28/11/2014

LOCAL - Auditório do MPT-RN. Rua Poti Nóbrega, 1941 " Lagoa Nova " Natal/RN

8h30 - PALESTRA DE ABERTURA:Agrotóxico e trabalho: Dilemas e Desafios para a Vigilância e Cuidado com a saúde do trabalhador e o meio ambiente laboral.Palestrante: Ada Cristina Pontes Aguiar, médica, membro do grupo TRAMAS (Trabalho, Meio Ambiente e Saúde) junto ao Departamento de Saúde Comunitária da Universidade Federal do Ceará.

10h - intervalo

10h30 - Palestra: Efeitos carcinogênicos relacionados ao uso de agrotóxicos. Situação nacional dos casos de intoxicação dos trabalhadores.Palestrante: Márcia Sarpa de Campos Mello, pesquisadora da área de Vigilância do Câncer relacionado ao Trabalho e ao Ambiente do Instituto Nacional de Câncer (Inca)Debates

12h30 - intervalo

14h - Mesa Redonda:"Intoxicações por agrotóxicos no RN. Sistemas oficiais de informação e desafios para realização de estudos epidemiológicos."Moderadora: Ileana Neiva Mousinho, Procuradora Regional do Trabalho do MPT/RN

CONVIDADOS:Maria Margareth Teixeira Gomes (CEATOX - Centro de Assistência Toxicológica/RN)Edmilson de Castro Dias (CEREST - Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador)Sabrina Sisenando (CEREST- Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador)Silvana Patrícia (FETARN - Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado RN)

15h30 - intervalo

16H PALESTRA DE ENCERRAMENTO: Considerações sobre a temática dos agrotóxicos. Os instrumentos de combate ao problema. Perspectivas jurídicas e extrajurídicas.Palestrante: Cristiano Lourenço Rodrigues - Procurador do Trabalho do MPT da 15ª Região - CampinasFonte: Ascom - TRT/21ª Região

* Fonte: Ascom do TRT/RN

Assessoria de Comunicação (Carolina Villaça)
Ministério Público do Trabalho no RN
Fones: (84) 4006-2893 / 91138454
Siga @MPTRN
E-mail: prt21.ascom@mpt.gov.br

Imprimir