Caicó recebe nova sede do MPT, com instalações mais amplas e acessíveis
Procuradoria do Trabalho no Município de Caicó é a primeira a ser reativada, desde a suspensão de atividades de 10 unidades do MPT em 2016
Caicó (RN), 11/07/2017 – Foi inaugurada, na última quinta-feira (6), a nova sede do Ministério Público do Trabalho no Município de Caicó, no bairro de Penedo. A reabertura da unidade do MPT no Seridó se dá no décimo aniversário de existência do ofício, e após o fechamento temporário da unidade, por motivos orçamentários. A nova sede, instalada em imóvel mais amplo e totalmente adequado às normas de acessibilidade, receberá denúncias de violações coletivas às normas trabalhistas de uma área de abrangência de 33 municípios.
O evento contou com a presença da subprocuradora geral do Trabalho Ivana Auxiliadora Mendonça Santos, que representou o procurador geral do Trabalho, Ronaldo Curado Fleury. Em sua fala, ela destacou a importância da reabertura do ofício de Caicó, no cenário de incertezas que se vê diante da iminência de desmonte dos Direitos Sociais. “O momento pede celebração, pelo viço da retomada da nossa unidade em Caicó. Não foi uma decisão fácil. Os desafios ao gestor público têm sido de monta considerável”, ponderou, referindo-se ao esforço empreendido pelo MPT/RN para se ajustar ao corte orçamentário imposto pela crise, no intuito de reativar sua sede na cidade.
Para o procurador-chefe do MPT/RN, Fábio Romero Aragão Cordeiro, apesar do sacrifício temporário representado pelo fechamento da sede do MPT em Caicó, em nenhum momento os processos que tramitavam naquela Procuradoria tiveram seu andamento prejudicado, já que o acervo da Procuradoria do Trabalho de Caicó foi integralmente enviado à sede da Regional, em Natal, onde foi devidamente movimentado pelos nove procuradores ali lotados. Além disso, foi mantido um posto avançado do MPT na sede da Procuradoria da República no município, destinado ao atendimento presencial e ao recebimento de denúncias trabalhistas.