• Procuradorias
  • PRT Natal
  • Fórum quer definir estratégias para vigilância da saúde e segurança do trabalhador no Rio Grande do Norte

Fórum quer definir estratégias para vigilância da saúde e segurança do trabalhador no Rio Grande do Norte

Reunião acontece no MPT/RN a partir das 9 horas de amanhã, 3 de dezembro. Dentre os convocados, estão os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador

Natal (RN), 02/12/2014 – A partir das 9 horas de amanhã, 3 de dezembro, acontece mais uma reunião do Fórum Estadual de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho (Fepmat), na sede do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT/RN), em Natal. O objetivo é definir estratégias de atuação integrada para a vigilância de ambientes, processos e atividades que representem risco à saúde e à segurança dos trabalhadores. A efetivação da Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) e o planejamento das ações dos Centros Estadual e Regionais de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) são alguns dos pontos a serem abordados.

Para a procuradora regional do Trabalho Ileana Neiva, que coordena o Fepmat, “planejamento é a palavra chave para aperfeiçoar o atendimento, a assistência e a recuperação de vítimas e doenças relacionadas ao trabalho, inclusive para que as ações do SUS sejam voltadas à identificação dos agentes causadores dos danos à saúde do trabalhadores (riscos físicos, químicos, biológicos ou ergonômicos) e das atividades econômicas responsáveis pela situação de risco”. Segundo destaca, uma vez conhecidas as causas dos agravos, será possível promover ações preventivas para impedir novos prejuízos à saúde e à segurança dos trabalhadores.

A coordenadora-adjunta do Fepmat, Geolípia Jacinto, espera a participação da comunidade, dos trabalhadores e do controle social, o que considera imprescindível para o planejamento adequado das ações dos CERESTs, de acordo com as necessidades e prioridades locais. Como o evento acontece no Dia Internacional de Não aos Agrotóxicos, medidas de prevenção de agravos relacionados aos agrotóxicos também serão discutidas na reunião.

Dentre os participantes, foram convocados representantes dos Cerests, de Secretarias de Saúde, dos Conselhos Estadual e Municipais de Saúde, de Sindicatos dos Trabalhadores, integrantes do Sistema S e membros do Fepmat. “Mas a reunião é aberta ao público e todos os interessados podem participar”, ressalta a procuradora Ileana Neiva.

Dia Internacional de Não aos Agrotóxicos - No dia 3 de dezembro é lembrado o acidente ocorrido em Bophal, na Índia, quando vazaram e se dissiparam pela cidade de 27 a 40 toneladas dos gases tóxicos provenientes de produtos químicos utilizados na elaboração de um praguicida da Corporación Union Carbide. Aproximadamente 30 mil pessoas, oito mil nos três primeiros dias, morreram devido ao acidente e, ainda hoje, estimativas indicam que 150 mil sofrem de doenças crônico-degenerativas causadas pela exposição aos gases letais.

SERVIÇO:
Reunião do Fórum Estadual de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho
Data: 03/12/2014
Hora: das 09h às 12h
Local: Auditório da sede do MPT/RN
Endereço: Rua Dr. Poty Nóbrega, 1941, Lagoa Nova, Natal (RN)

Assessoria de Comunicação (Carolina Villaça)
Ministério Público do Trabalho no RN
Fones: (84) 4006-2893 / 91138454
Siga @MPTRN
E-mail: prt21.ascom@mpt.gov.br

Imprimir