MPT-RN ganha memorial interativo no vigésimo quinto aniversário
Inauguração da exposição será hoje, dia 2 de maio, às 16 horas, aberta ao público, no edifício-sede em Natal
Natal (RN), 02/05/2017 – Nascido em 23 de abril de 1992, o Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT-RN) acaba de completar 25 anos de existência. Como presente, a jovem instituição ganha o passado - toda sua trajetória será contada nos 17 módulos da exposição interativa do Memorial do MPT-RN, a ser inaugurada às 16 horas de hoje, dia 2 de maio em solenidade no edifício-sede do órgão, em Natal.
Aberta ao público, a cerimônia contará com palestra do museólogo Gildo José dos Santos Júnior, do museu Câmara Cascudo, e da professora doutoura de História Margarida Dias, ambos da Universidade Federal no Rio Grande do Norte (UFRN), que irão explicar em detalhes o processo de criação do Memorial do MPT-RN.
A ideia de registrar em exposição os momentos marcantes da vida do órgão teve início a partir da criação da comissão do memorial, presidida pela bibliotecária Eveline Knychala Jambo na gestão do então procurador-chefe do MPT-RN, Rosivaldo Oliveira, no ano de 2012.
Passou pela concepção e contratação de empresas para concretizá-la, durante a chefia do procurador do Trabalho Francisco Marcelo Almeida Andrade, até a execução do projeto, concluída sob a gestão do atual procurador-chefe Fábio Romero Aragão Cordeiro.
“Mais do que um registro histórico, a concretização deste Memorial do MPT-RN é uma homenagem a todos que, de alguma forma, contribuiram para o nascimento e desenvolvimento desta instituição, que existe por e para os trabalhadores do território potiguar”, destaca Fábio Romero.
A presidente da Comissão do Memorial do MPT-RN, Eveline Jambo, reforça: “esperamos que o trabalho de pesquisa, concepção do projeto, contratação de serviços e execução de toda a ideia possa contemplar boa parte do dever institucional de prestação de contas para com a sociedade, que poderá conferir e ajudar a perpetuar os passos da instituição, de 1992 até os dias atuais”.
No Memorial, o visitante poderá entender melhor como se faz uma denúncia, além de conhecer as conquistas obtidas para os trabalhadores ao longo dos anos, com exemplos da atuação extrajudicial e judicial do órgão. Mas atenção, pois, ao final, um quiz irá testar os conhecimentos adquiridos na visita.
Após a inauguração, eventuais visitas para receber estudantes, trabalhadores e o público em geral, podem ser agendadas junto ao e-mail prt21.memorial@mpt.mp.br. Vale destacar que, como uma construção conjunta e contínua, a exposição é passível de alterações, que podem ser apontadas por meio de críticas e sugestões de toda a sociedade potiguar, em especial aqueles que foram personagens dessa história.
Para tanto, você pode enviar e-mail dirigido à Assessoria de Comunicação do órgão, ao endereço: prt21.ascom@mpt.mp.br, ou à Comissão do Memorial do MPT-RN, no prt21.memorial@mpt.mp.br.
Assessoria de Comunicação (Tatiana Lima e Carolina Villaça)
Ministério Público do Trabalho no RN
Fones: (84) 4006-2893 ou 2820 / 99113-8454
Twitter: @MPTRN
E-mail: prt21.ascom@mpt.mp.br