Procurador-chefe participa da solenidade de posse do novo procurador-geral de Justiça

Eudo Rodrigues Leite apontou em seu discurso a necessidade de se emprestar maior identidade ao MPE, com mais interação entre membros e servidores

Natal (RN), 20/06/2017 – Em solenidade prestigiada, na noite desta segunda-feira (19), no auditório da Escola de Governo, o Ministério Público do Rio Grande do Norte deu posse ao seu nome procurador-Geral de Justiça, o promotor de Justiça Eudo Rodrigues Leite. Mais votado pela classe e nomeado pelo governador Robinson Faria em maio deste ano, o chefe da instituição para o biênio 2017/2019 comprometeu-se a construir uma paz completa, justa e duradoura no MPRN.

Entre os participantes, o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no RN (MPT/RN), Fábio Romero Aragão Cordeiro, compôs a mesa de abertura, e os procuradores Regionais do Trabalho Ileana Neiva e Xisto Tiago Medeiros também comparecerem à solenidade.

O novo chefe do Ministério Público no Rio Grande do Norte tomou posse em sessão extraordinária do Colégio de Procuradores de Justiça e ao final da cerimônia apresentou um discurso no qual apontou a necessidade de se emprestar maior identidade ao MP Estadual, de modo a torná-lo coeso e mais eficiente, com maior interação entre membros e servidores, maior compartilhamento de experiências, maior respeito às diferenças e divergências, além de maior sensação de pertencimento. “...esse MPRN do respeito às diferenças e às divergências é o MPRN que pretendemos ajudar a se consolidar, para nunca mais retroceder”, ressaltou.

Eudo Rodrigues Leite defendeu uma instituição baseada em dois pilares: o do diálogo e da resolutividade, cuja energia deva ser dispendida mais nas questões de interesse social e menos em divergências internas, uma instituição mais próxima da sociedade e que estimule uma atuação mais voltada a resultados socialmente relevantes.

O empossado foi conduzido à mesa pela procuradora de Justiça Darci de Oliveira e pelo promotor de Justiça em exercício de Procuradoria de Justiça João Vicente Silva de Vasconcelos Leite. Em seguida, assumiu o compromisso de bem exercer o cargo, teve a imposição de beca feita por sua esposa, juíza federal Gisele Araújo Leite, e assinou o termo de posse em transmissão de cargo presidida pelo então procurador-geral de Justiça Rinaldo Reis Lima.

Rinaldo Reis fez um balanço de sua administração à frente da instituição nos últimos quatro anos (biênios 2013/2015 – 2015/2017), classificado com um projeto de transformação do MPRN, com decisões que romperam com resistências e privilégios que existiam. “Sabíamos que não era fácil, mas que não era impossível. Chegamos nesse momento em um bom porto e acho que acertei em todas as escolhas que fiz”, avaliou.

Reis citou alguns dados constantes dos relatórios de gestão divulgados anualmente, como o incremento de ações civis, atendimento ao público e ações penais originárias e desejou a Eudo Rodrigues Leite uma gestão profícua e proveitosa para a sociedade.

O procurador-geral de Justiça empossado do MPRN encerrou reiterando o compromisso de construir uma instituição na qual todos, sejam negros ou brancos, procuradores ou promotores, membros ou servidores, possam caminhar de cabeça erguida, sem receios no coração, certos do inalienável direito à dignidade humana. “Chegou o momento de sarar as feridas. Chegou o momento de transpor os abismos que nos dividem. Chegou o momento de reconstruir”, finalizou.

*Com informações da Ascom do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte


Assessoria de Comunicação (Tatiana Lima e Carolina Villaça)
Ministério Público do Trabalho no RN
Fones: (84) 4006-2893 ou 2820 / 99113-8454
Twitter: @MPTRN
E-mail: prt21.ascom@mpt.gov.br

Imprimir