MPT expõe sobre saúde e segurança do trabalhador para alunos da rede pública
Visitaram o MPT as escolas Imperial Marinheiro, Francisco Ivo Cavalcanti, CENEP e Nestor Lima
Natal (RN), 18/09/2017 – Durante os meses de agosto e setembro deste ano, cerca de 160 alunos da rede pública do estado estiveram na sede do Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Norte (MPT/RN), em Natal, e conheceram, além do trabalho da instituição, como funciona sua atuação em defesa da proteção individual e coletiva em saúde e segurança do trabalho. As visitas e palestras fizeram parte das ações do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, iniciativa da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), em parceria com o MPT, TRT 21ª Região e OAB.
Visitaram a sede do MPT/RN em Natal as escolas estaduais Imperial Marinheiro, Francisco Ivo Cavalcanti, Nestor Lima e o Centro Estadual de Educação Profissional Senador Jessé Pinto Freire - Cenep. Durante as visitas, os alunos visitaram o recém-inaugurado Memorial do MPT/RN, aprendendo um pouco mais sobre a história da instituição no Estado. Em seguida, assistiram a palestras sobre saúde e segurança do trabalho, ministradas pelos servidores do MPT/RN Nadjard Barros e Micheline Cachina.
Já no primeiro dia de visitas, o procurador Regional do Trabalho Xisto Tiago de Medeiros recebeu os alunos da Escola Estadual Imperial Marinheiro, apresentando aos estudantes o papel do MPT como um dos ramos do Ministério Público da União, destacando a importância da proteção do trabalhador enquanto direito fundamental da ordem constitucional. Para o servidor Nadjard Barros, que abordou o tema “Saúde e Segurança no Trabalho” para os alunos, “é importante falar sobre esse tema, com que lidamos aqui todos os dias, para sensibilizar os estudantes quanto aos seus direitos desde cedo”.
O ciclo de palestras foi encerrado na última sexta-feira (15), com a visita de 80 alunos das escolas Cenep e Escola Estadual Nestor Lima. A palestra sobre saúde e segurança do trabalhador foi ministrada pela servidora Micheline Cachina, para quem a visita dos alunos é importante porque desmistifica o acesso ao MPT. “É bom que eles sintam que, apesar do prédio imponente, eles serão ouvidos e acolhidos. É importante também para o aprendizado, na medida em que a vivência o torna muito mais significativo. Um dia como o de hoje eles vão se lembrar por muito tempo, porque foi um dia diferente, em que eles saíram do ambiente da sala de aula, da escola. E com a lembrança vão juntas as informações que partilhamos."
Trabalho, Justiça e Cidadania - O PTJC é uma iniciativa da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra), por meio da qual juízes, advogados, procuradores, professores de Direito e servidores do Judiciário semeiam noções básicas dos Direitos Fundamentais e dos Direitos Trabalhistas nas escolas públicas de diversos estados e municípios do país.
Para acompanhar as atividades desenvolvidas pelo PTJC, acesse aqui a fanpage do programa no RN.
Assessoria de Comunicação (Tatiana Lima e Rachid Jereissati)
Ministério Público do Trabalho no RN
Fones: (84) 4006-2820 ou 2893/ 99113-8454
Twitter: @MPTRN
E-mail: prt21.ascom@mpt.mp.br