MPT-RN realiza ciclo de palestras para apresentação de estudos sobre saúde e segurança do trabalhador no RN
A cada 2 horas um trabalhador sofre acidente no Estado
Natal (RN), 10/04/2019 – No Rio Grande do Norte, foram registrados mais 31 mil acidentes de trabalho, de 2012 até hoje. O número equivale a uma média de um acidente de trabalho a cada 2h, de acordo com números do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, plataforma criada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Nacionalmente, o número é ainda maior: um acidente de trabalho acontece a cada 48 segundos no país.
Para sensibilizar a sociedade sobre a necessidade de investir na proteção à saúde e à segurança dos trabalhadores, o MPT no Rio Grande do Norte realiza, na manhã desta quinta-feira (11), um ciclo de palestras, com a apresentação de dois estudos feitos no Estado sobre saúde e segurança. O primeiro aborda a “Situação dos Terminais de Transporte Urbano de Natal, Condições de Trabalho e Perfil de Acidentalidade”, elaborado pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) do município de Natal. Já o Cerest Estadual apresentará “Dados de Acidentes Registrados no Rio Grande do Norte no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e no Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM)”.
O evento faz parte das ações do Abril Verde 2019, movimento encampado pelo MPT para mobilizar a sociedade pela promoção da prevenção a acidentes e doenças laborais. Prédios e monumentos estão iluminados de verde, ao longo do mês, em memória às vítimas de acidentes e doenças do trabalho. Sindicatos e associações também realizam atividades de conscientização, como palestras e exibição de documentários, e a distribuição de fitinhas verde, para lembrar o papel da prevenção para a redução no número de acidentes.
Por quê Abril Verde? – O mês foi escolhido por causa de duas datas internacionais importantes: 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, e 28 de abril, Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Desde 2003 a OIT consagra a data à reflexão sobre a segurança e saúde do trabalhador, em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. A cor verde foi escolhida por representar a segurança do trabalho e por estar relacionada a diversas áreas da saúde.
Programação - Ciclo de Palestras Abril Verde 2019
8h – Credenciamento
8h40 – Composição da Mesa de Abertura
9h – Palestra 1: Situação dos Terminais de Transporte Urbano de Natal, Condições de Trabalho e Perfil de Acidentalidade
10h30 – Palestra 2: Atuação do CEREST e Dados de Acidentes Registrados no Rio Grande do Norte no SINAN e no SIM
Serviço:
“Ciclo de Palestras Abril Verde 2019”
Quando: Quinta-feira, 11 de abril, das 8h às 12h
Onde: Auditório da Sede da Procuradoria Regional do Trabalho da 21ª Região (Rua Dr. Poty Nóbrega, n.º 1941, Lagoa Nova, Natal/RN)
Assessoria de Comunicação (Tatiana Lima e Rachid Jereissati)
Ministério Público do Trabalho no RN
Fones: (84) 4006-2820 ou 2893/ 99113-8454
Twitter: @MPTRN
E-mail: prt21.ascom@mpt.mp.br