Profissionais de Segurança do Trabalho celebram seu dia com evento de formação
Ministério Público do Trabalho no RN foi parceiro da iniciativa
Natal (RN), 28/11/2019 – Para celebrar o Dia do Profissional de Segurança do Trabalho, 27 de novembro, a Associação dos Engenheiros de Segurança do Trabalho do Rio Grande do Norte (AEST-RN) promoveu, na noite de ontem, um encontro que reuniu profissionais da área, com palestra da procuradora Regional do MPT-RN Ileana Neiva. O evento de formação lotou o auditório do MPT-RN em Natal, com cerca de 160 pessoas.
Da mesa de abertura participaram o presidente da AEST-RN, Abias Vale, o engenheiro Benvenuto Gonçalves Júnior, presidente da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (ANEST), a presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA-RN) Ana Adalgisa Dias e o coordenador da Câmara de Engenharia e Segurança do Trabalho do CREA, Pedro Rosas.
Tratando sobre o papel e a importância do profissional de engenharia de segurança do trabalho nas empresas, a procuradora Ileana Neiva destacou, na abertura do evento, que a capacitação e a formação dos engenheiros de segurança do trabalho são muito importantes para que eles possam dialogar com as empresas e demonstrar que o investimento em meio ambiente do trabalho tem retorno de produtividade. "Em setores como o teleatendimento, por exemplo, vem aumentando a ocorrência de transtornos mentais relacionados ao trabalho. Assim, as medidas de prevenção não podem se resumir a equipamentos de proteção individual ou mobiliário adequado", exemplificou.
A procuradora ainda tratou, na palestra, de instrumentos que podem ser utilizados por profissionais da área para pesquisa e estudo, como o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, plataforma digital desenvolvida e mantida pelo MPT em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), que reúne dados públicos originários de fontes como o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
"De acordo com os dados estatísticos do INSS, os acidentes de trabalho que mais ocorrem no Brasil são os acidentes de trabalho típicos, as doenças osteomusculares (LER/DORT) e os transtornos mentais relacionados ao trabalho. Portanto, esses dados demonstram que engenheiros de segurança do trabalho devem se preparar para verificar não somente se há riscos químicos, físicos e biológicos nos ambientes, mas também riscos psicossociais, para que possam apresentar medidas de organização do trabalho que sejam capazes de diminuir esses riscos", destacou a procuradora.
Assessoria de Comunicação (Tatiana Lima e Rachid Jereissati)
Ministério Público do Trabalho no RN
Fones: (84) 4006-2820 ou 2893/ 99113-8454
Instagram: @mpt.rn / Twitter: @MPTRN
E-mail: prt21.ascom@mpt.mp.br