Seleção de estágio: candidatos que concorrem pelo Sistema de Cotas Étnico-Raciais devem comparecer a entrevista pessoal nesta quarta-feira (13)
10% das vagas do processo seletivo são destinadas a minorias étnico-raciais, como indígenas, e 30% a pessoas que se declararem negras ou pardas
Natal (RN), 11/10/2021 – As inscrições preliminares para a seleção de estágio do Ministério Público do Trabalho foram encerradas neste domingo (10), e a próxima etapa da seleção é a entrevista pessoal de candidatos que concorrem pelo Sistema de Cotas Étnico-Raciais. Nesta quarta-feira (13), serão realizadas as entrevistas pessoais para verificação dos traços fenotípicos e cumprimento dessa etapa da seleção. Na mesma ocasião, será analisado o comprovante de renda familiar, nos termos do art. 4º do Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007.
Os candidatos que participarão das entrevistas devem ter marcado, na inscrição online, sua opção por participar do Sistema de Cotas. De acordo com o edital da seleção, 10% das vagas que surgirem durante a validade do processo seletivo são reservadas a pessoas que se declararem participantes do Sistema de Cotas para Minorias Étnico-Raciais, como indígenas e outros, e 30% das vagas que surgirem são reservadas para pessoas que se declararem negras ou pardas, nos termos e definições do Decreto n.º 9.427/2018 e Resolução do CNMP nº 217/2020.
As entrevistas pessoais serão realizadas no horário das 9h às 16h, na sede da Procuradoria Regional do Trabalho da 21ª Região, em Natal, e das 8h às 14h, na Procuradoria do Trabalho em Mossoró. O candidato deve comparecer à entrevista munido de:
• Carteira de identidade original;
• Declaração específica de opção para participar da seleção por esse sistema (anexo III do edital), devidamente preenchida e assinada;
• Comprovante de renda familiar, devendo este ser utilizado como facilitador para a análise do pleito.
As entrevistas serão realizadas por Comissão Examinadora nomeada pelo procurador-chefe e Coordenador de Estágio do MPT-RN, que analisará os seguintes critérios cumulativos: autodeclaração; traços fenotípicos que caracterizem o candidato como negro, pardo ou integrante de outra minoria étnico-racial; e, por fim, comprovante de renda familiar.
O candidato passa a concorrer às vagas oferecidas pelo sistema geral no caso de a Comissão Examinadora verificar, em decisão majoritária e justificada, que o candidato submetido à entrevista pessoal não preenche os requisitos estabelecidos nos itens 1.8.1, 1.8.2 e 1.8.3 do edital de seleção de estágio.
Confira todos os detalhes da seleção de estágio em: https://www.prt21.mpt.mp.br/informe-se/estagiarios
Ministério Público do Trabalho no RN
Assessoria de Comunicação
Tatiana Lima | Jornalista responsável
Fones: (84) 4006-2820 ou 2893/ 99113-8454
E-mail: prt21.ascom@mpt.mp.br