Pacto pela Vida: Ministérios Públicos e Defensoria se unem a entes públicos em campanha pela adesão à vacinação contra covid-19 no RN
Dados recentes apontam aumento na ocupação de leitos; mais de 200 mil pessoas não tomaram a segunda dose da vacina
Natal (RN), 03/11/2021 – Órgãos públicos e gestores do Rio Grande do Norte retomaram o movimento Pacto pela Vida, com o objetivo de discutir estratégias para enfrentamento da fase atual da pandemia de covid-19 no estado. O principal desafio é ampliar a cobertura vacinal da população potiguar, principalmente em relação à segunda dose. Assinam o pacto o Ministério Público do Trabalho no RN, o Ministério Público Federal, o Ministério Público do Estado do RN, a Defensoria Pública do Estado do RN, o Governo do Estado, prefeitos representados pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), a Procuradoria Geral do Estado, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e vários secretários, além de representações das Unidades Regionais de Saúde Pública (Ursaps).
De acordo com nota conjunta, “está havendo, dia a dia, aumento da taxa de ocupação e do número de solicitações por leitos críticos no REGULA-RN”. Ainda segundo o documento, o portal RN Mais Vacina aponta que mais de 200 mil pessoas não tomaram a segunda dose no estado, provando que “o aumento do número de internações e ocorrência de óbitos estão relacionados, em boa parte dos casos, à ausência de imunização ou de completude do esquema vacinal ou de ausência da 3ª dose de reforço”.
Os órgãos reforçam, portanto, a importância da manutenção dos protocolos sanitários e da completude do esquema vacinal para preservar vidas.
Acesse aqui a nota conjunta na íntegra.
Ministério Público do Trabalho no RN
Assessoria de Comunicação
Tatiana Lima | Jornalista responsável
Fones: (84) 4006-2820 ou 2893/ 99113-8454
E-mail: prt21.ascom@mpt.mp.br