Sistema de gerenciamento do 190 em Mossoró é atualizado com recursos de ações trabalhistas
Ação é resultado de uma articulação interinstitucional entre MPT-RN, MPRN e Instituto Metrópole Digital
Natal (RN), 25/07/2023 – O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT-RN) e o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) entregaram à Polícia Militar potiguar a atualização do software utilizado para o recebimento e processamento das ligações para o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) Mossoró por meio do número 190. Os valores aplicados no projeto, para custear a atualização do software pelo Instituto Metrópole Digital (IMD), da UFRN, são oriundos de condenações trabalhistas na região.
A entrega aconteceu na última sexta-feira (21), com a presença do procurador do Trabalho Gleydson Gadelha, que atua na Procuradoria do Trabalho no Município de Mossoró. "O software já está em aplicação com sucesso em várias cidades do RN, sem necessidade de renovações de licença. Significa aumento da eficicência no atendimento prestado pela Polícia Militar com economia de recursos", explicou o procurador.
“Temos a convicção de que essa tecnologia vai trazer muitos resultados positivos para a população. A interação dos sistemas permite uma ação mais rápida e mais efetiva no combate à criminalidade; seja na prevenção, seja na resposta ágil às demandas da sociedade”, explicou Elaine Cardoso, procuradora-geral de Justiça do Estado do RN.
A entrega faz parte das ações decorrentes do projeto Transformando Destinos, com o intermédio da Associação do Ministério Público do RN (Ampern), por meio de parceria com o Ministério Público do Trabalho. “Essa iniciativa traz para os Ciosp em Mossoró o que existe de mais moderno no Brasil hoje em matéria de sistemas de atendimento. E o melhor de tudo, é um software nosso, desenvolvido por nossa equipe em parceria com a Universidade Federal do RN, nos dando total controle sobre atualizações e interações com outros sistemas”, ressaltou o coordenador do Ciosp em Mossoró, coronel PM Kleber Caldas Macedo.
Além do representante do MPT em Mossoró, da procuradora-geral de Justiça e do coordenador do Ciosp, a entrega simbólica contou com a presença, entre representantes de outas instituições, do procurador-geral de Justiça adjunto, Gláucio Garcia; do coordenador do Caop Criminal, Vinícius Lins; do secretário de segurança de Mossoró, Walmary Costa e do delegado regional da Polícia Civil, Rafael Arraes.
*Com informações da Dcom/MPRN.
Ministério Público do Trabalho no RN
Assessoria de Comunicação
Tatiana Lima | Jornalista responsável
Bárbara Rossato | Estagiária de jornalismo
Gabriela Liberato | Estagiária de jornalismo