MPT e órgãos públicos unem esforços na Semana Nacional de Aprendizagem

 

RN tem potencial de contratação de 10,5 mil aprendizes; apenas 6 mil vagas estão ocupadas

Natal (RN), 30/08/2023 – Dentro da programação da Semana Nacional de Aprendizagem, o Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte programou, para esta semana, visitas a instituições públicas para apresentar os benefícios da a inserção de jovens no mercado de trabalho de forma regular, na condição de aprendizes.

Na manhã desta terça-feira (29), o procurador-chefe do MPT-RN, Luis Fabiano Pereira, esteve no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte e foi recebido pelo seu presidente, desembargador Amílcar Maia, e pelo corregedor-geral de Justiça, desembargador Gilson Barbosa. Na pauta, a importância do cumprimento, a partir do próximo ano, da cota de aprendizes estabelecida pela nova lei de licitações e contratos administrativos, a Lei nº 14.133/21, e o incentivo a que órgãos públicos também criem seus próprios programas de contratação de aprendizes.

"O Rio Grande do Norte tem o potencial de contratação de 10,5 mil aprendizes, mas somente 6 mil vagas estão ocupadas atualmente. Nos últimos meses temos atuado, por meio de ações, no sentido de que as empresas passem a cumprir essa função social. As visitas aos órgãos da Justiça fazem parte desse esforço de fomentar a aprendizagem", explicou o procurador.

À tarde, o procurador-chefe do MPT-RN e a auditora fiscal do Trabalho Sofia Gomes foram recebidos pelo diretor do foro da Justiça Federal no RN, juiz Federal Hallison Rêgo Bezerra.

Semana Nacional de Aprendizagem  De segunda (28) até sexta-feira (1º), o Ministério Público do Trabalho, a Justiça do Trabalho e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) estão mobilizados em todo o país para a Semana Nacional de Aprendizagem, com diversas ações para fomentar medidas que estimulem a aprendizagem profissional, como palestras, exposições e audiências públicas sobre o tema, com a participação de órgãos integrantes da rede de proteção da criança e do adolescente, de organizações governamentais e da sociedade civil.

Na sexta-feira, o TRT-RN realiza uma roda de conversa com especialistas para tratar da importância do combate ao trabalho infantil e do estímulo à aprendizagem dos jovens. Participarão a gestora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, juíza do trabalho Stella Paiva de Autran Nunes, o reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, José Arnóbio de Araújo Filho, a auditora do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) Sofia Gomes, e o procurador-chefe do MPT-RN, Luis Fabiano Pereira.

Após os debates, o presidente do TRT-RN, desembargador Eridson João Fernandes Medeiros, vai assinar com o MPT e o MTE um protocolo que intenções no qual o tribunal demonstra interesse em receber aprendizes para atuarem na Justiça do Trabalho da capital e interior do RN.

 

Ministério Público do Trabalho no RN

Assessoria de Comunicação

Tatiana Lima | Jornalista responsável

Bárbara Rossato | Estagiária de jornalismo

Gabriela Liberato | Estagiária de jornalismo

Imprimir