• Procuradorias
  • PRT Natal
  • MPT participa de reunião de alinhamento para campanha contra acidentes de trânsito envolvendo motociclistas no RN

MPT participa de reunião de alinhamento para campanha contra acidentes de trânsito envolvendo motociclistas no RN

”Muitos sinistros de trânsito são, na verdade, acidentes de trabalho” , destaca a subprocuradora do Trabalho Ileana Neiva

Natal (RN), 09/08/2024 - O Ministério Público do Trabalho (MPT) participou, nesta quarta-feira (8), de uma reunião de apresentação da nova publicidade do Governo do Estado e do Departamento Estadual de Trânsito (Detan/RN) para prevenção de acidentes de trânsito. Assinada pela Executiva Agência de Comunicação (Execom), a campanha foi lançada recentemente e tem foco na prevenção de sinistros que envolvem motociclistas.

O MPT foi representado pela subprocuradora-geral do trabalho, Ileana Neiva, e o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) pelas promotoras Iara Maria (Saúde), Danielle Veras (Cidadania), Rosane Moreno (Saúde) e Iveluska Lemos, (Cidadania). Na oportunidade, Odemar Neto, Sócio Diretor da Execom) e Ismar Paiva, coordenador de atendimento da agência, abordaram as peças e estratégia adotada.

De acordo com a subprocuradora do Trabalho, Ileana Neiva, “muitos acidentes de trânsito são, também, acidentes de trabalho, sendo necessário conscientizar a população que a pressão para entregas rápidas e a baixa remuneração do serviço faz com que os motociclistas corram para pegar mais pedidos e trabalhem em extensas jornadas de trabalho, alguns chegando a cochilar de cansaço em cima das motos”, observou.

Segundo Odemar Neto, “a campanha vem em boa hora para tentar estancar o número alarmante de acidentados, trazendo o conceito publicitário “perder tempo na rua é perder tempo na vida”.

Já a promotora de Justiça. Iara Pinheiro, acrescentou que “a campanha da Execom para o Governo do Estado que visa promover mais saúde e segurança no trânsito, especialmente para o motociclista, está bem dentro do escopo da atuação do Ministério Público Estadual por meio do projeto Trânsito Cidadão”.

As promotoras, que atuam em áreas relacionadas à segurança no trânsito e saúde pública, também analisaram os dados fornecidos pelo Detran sobre o aumento significativo nas ocorrências de acidentes, especialmente entre condutores desse tipo de veículo. Todos concordam que o cenário leva à necessidade de revisar e intensificar as estratégias de ação e comunicação já em prática. Entre as medidas em pauta, estão o fortalecimento das ações educativas e a ampliação do alcance das mensagens por meio de diferentes plataformas de comunicação, incluindo mídias digitais, rádio, TV, e ações de impacto em locais de grande circulação.

A preocupação das promotoras com a segurança dos motociclistas foi evidenciada durante a reunião, quando destacaram a relevância de uma abordagem mais enfática e educativa para conscientizar os condutores sobre os riscos e as responsabilidades no trânsito. A Execom e o Governo, por meio da Secretaria de Comunicação estadual, assim, reafirmam o compromisso em trabalhar de forma integrada com o Ministério Público para garantir a eficácia da campanha.

 

Ministério Público do Trabalho no RN

Assessoria de Comunicação

Ulyana Lima | Jornalista responsável 

Kyara Torres | Estagiária de jornalismo

Sabrina Cruz | Estagiária de audiovisual

Imprimir