• Procuradorias
  • PRT Natal
  • Projeto Trânsito Cidadão: acidentalidade de motociclistas é tema de reunião com entidades empresariais

Projeto Trânsito Cidadão: acidentalidade de motociclistas é tema de reunião com entidades empresariais

A atividade faz parte do Trânsito Cidadão, projeto conduzido pelo MPT-RN e pelo MPRN

Natal (RN), 14/10/2024 – O Ministério Públio do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT-RN) e o Ministério Público Estadual (MPRN) se reuniram com entidades do setor empresarial para debater medidas de prevenção contra os altos números de acidentes envolvendo motociclistas. Na ocasião, o MPT-RN foi representado pelo procurador-chefe, Gleydson Gadelha.

Realizada através das Promotorias de Justiça de Saúde e de Cidadania de Natal, a reunião aconteceu na sexta-feira (11), na sede das Promotorias, em Candelária, e teve como tema "Saúde e Segurança no trabalho dos Motoristas de Aplicativo".

A ação integra as atividades do projeto Trânsito Cidadão, conduzido pelo MPT-RN e pelo MPRN. A iniciativa também conta com a colaboração de diversos órgãos públicos e busca a redução de acidentes com vítimas no trânsito, com foco especial na proteção dos motociclistas.

No encontro, foram apresentadas medidas que podem ser adotadas para reduzir a acidentalidade da categoria. Entre elas está a promoção de campanhas publicitárias e ações de mídia junto às empresas e condutores, mobilização de empresários a fim de estimular o uso de EPI e manutenção de equipamentos, conscientização através de cartazes afixados nos estabelecimentos comerciais, maior rigor por parte do empresário quanto aos veículos utilizados para delivery e palestras e cursos de atualização para motocondutores. Por fim, foi proposta ainda a criação do selo “Amigo do Motociclista” para os estabelecimentos que aderirem à campanha.

O Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) realizou uma pesquisa junto a pacientes internados na unidade devido a acidentes com motos. Os dados foram coletados com 153 pacientes entre os meses de Setembro e Outubro. “Foi constatado que a maioria dos pacientes eram os pilotos e mesmo assim não possuíam habilitação. Quase 60% responderam que não estava com calçado adequado, por exemplo, que é uma medida simples e gratuita para ajudar a reduzir tanto a ocorrência do acidente como os efeitos”, explica Denis Job Nunes da Silva, coordenador do Núcleo.

Participaram do encontro o Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares (SHRSS/RN), o Programa Vida no Trânsito (PVT), a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), a Associação de Trabalhadores de Aplicativos por Moto e Bike (ATAMB/RN), a Cooperativa de motofretistas de Natal (NatalCoop), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN), a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal), o Sindicato das Empresas Prestadoras de Serviço de Locação de Mão-de-Obra do Estado do Rio Grande do Norte (Sindprest/RN), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Rio Grande do Norte (Abrasel/RN) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL.)

*Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação do MPRN

Ministério Público do Trabalho no RN

Assessoria de Comunicação

E-mail: prt21.ascom@mpt.mp.br  

Telefones: (84) 4006-2820 I (84) 99113-8454

Imprimir