• Procuradorias
  • PRT Natal
  • “Aprendendo a Aprender” capacita mais 18 jovens para atuar na aprendizagem profissional

“Aprendendo a Aprender” capacita mais 18 jovens para atuar na aprendizagem profissional

Os jovens que concluíram o curso serão encaminhados para vagas de aprendizes em empresas que firmaram acordos com o MPT-RN

Natal (RN), 19/12/2024 – O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT-RN) tem atuado para garantir a inserção segura de adolescentes e jovens no mundo do trabalho através da Política de Aprendizagem Profissional. Nesta quinta-feira (19), mais 18 jovens estarão aptos a ingressar nas vagas destinadas a jovens aprendizes em empresas situadas na capital potiguar, após encerramento do curso de pré-aprendizagem do projeto “Aprendendo a Aprender”.

A iniciativa resulta de uma parceria entre o MPT-RN, o Instituto Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil (Infoca-RN), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE-RN), a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social de Natal (Semtas) e o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Natal (Seturn). O objetivo é oferecer formação e orientações práticas a jovens em situação de vulnerabilidade social para que eles obtenham os conhecimentos mínimos exigidos pelos programas de aprendizagem.

A turma que celebra sua formatura na tarde de hoje iniciou suas atividades no dia 25 de novembro, com a participação de 18 alunos selecionados pela Semtas. Durante esse período, os jovens tiveram acesso a aulas teóricas e práticas sobre cidadania, formação humana, inclusão digital, consumo consciente, planejamento financeiro, matemática, português, segurança e saúde no trabalho, entre outros conteúdos.

Para Suzana Kelly Farias (18), uma das jovens beneficiadas pelo projeto, “Participar do curso foi gratificante porque, até um ano atrás, eu me encontrava em uma situação em que eu pedia apenas por uma oportunidade, que é o que muitos jovens precisam para poder sair de uma vida precária. Com o final do curso, eu espero que todos nós que estamos aqui possamos ter nossa oportunidade, que muitos outros jovens tenham a mesma chance, que estejam empregados, tenham educação e um futuro pela frente”.

Luiz Carlos da Silva (18), outro aluno contemplado pela iniciativa, conta que, ao longo do curso, aprendeu muitas coisas importantes para sua formação profissional, como ter postura, ética, respeito e, acima de tudo, responsabilidade. “Eu vou levar um aprendizado muito incrível, muito positivo”, afirma.

De acordo com o procurador do Trabalho e titular regional da Coordinfância, Luis Fabiano Pereira, os jovens que concluíram a formação possuem vagas garantidas em empresas que firmaram acordos com o MPT-RN. “A capacitação prévia de jovens em situação vulnerabilidade social vai permitir melhores chances de permanência nas atividades de aprendizagem, resultando numa melhor profissionalização, o que interessa não apenas aos candidatos, mas às suas famílias e às próprias empresas”, destaca o procurador.

A cerimônia de certificação da turma vai acontecer no auditório do MPT-RN e contará com a participação dos alunos beneficiados, familiares, autoridades e representantes das empresas onde os jovens vão atuar.

 

Ministério Público do Trabalho no RN

Assessoria de Comunicação

E-mail: prt21.ascom@mpt.mp.br  

Telefones: (84) 4006-2820 I (84) 99113-8454

Imprimir