Culminância final apresenta produções dos alunos participantes do PTJC
Evento contou com cerca de 460 participantes
Natal (RN), 18/11/2015 - Criatividade, talento e dedicação. Essas são as palavras que resumem as apresentações da culminância final do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, que encerrou suas atividades neste ano em evento realizado nesta quarta-feira (18), no ginásio do DED - bairro de Candelária. Cerca de 460 convidados, entre alunos e representantes das instituições parceiras da iniciativa, assistiram aos esquetes produzidos pelas escolas baseados no conteúdo apreendido a partir das ações do PTJC em 2015.
O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT/RN), uma das instituições parceiras do programa, promoveu, durante o ano, palestras nas escolas e visitas dos estudantes à sede da procuradoria. As ações contaram com a participação dos procuradores do Trabalho Luis Fabiano Pereira e Francisco Marcelo Almeida e dos servidores Gilmar dos Santos Melo, Romana Leão Azevedo Catão, Micheline Cachina de Souza e Francisco José da Costa Júnior.
Nesta edição, o programa capacitou mais de 1.200 alunos do ensino médio provenientes de escolas públicas estaduais. Nas apresentações desta quarta, os alunos utilizaram música, cordel e teatro para expressarem mensagens sobre temas como assédio moral, exploração do trabalho infantil, direitos da empregada doméstica e saúde e segurança no trabalho.
Participaram da culminância final as escolas estaduais Ana Júlia Mousinho, Professor Antônio Pinto, Francisco Ivo, Professora Maria Araújo e o Centro Estadual de Educação Profissional Senador Jessé Pinto Freire (Cenep). Outras duas escolas do interior do estado, Antônio Aladim, em Caicó, e Juscelino Kubistchek, em Assú, realizaram o encerramento do PTJC em seus respectivos municípios.
O evento foi prestigiado pela vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho/RN, desembargadora Maria Auxiliadora Barros, pelas juízas do Trabalho Simone Jalil, Rachel Vilar e Luiza Eugênia Pereira, pelo secretário da Educação e Cultura do Estado, Francisco das Chagas Fernandes, e pelo assessor do MPT/RN Milton Cézar Correia. Também estiveram presentes representantes das demais instituições parceiras: Associação dos Magistrados do Trabalho (Amatra 21), OAB/RN e Associação Norte-rio-grandense dos Advogados Trabalhistas (Anatra).
A juíza Simone Jalil, umas das coordenadoras do programa, ressaltou a importância da parceria entre as instituições para viabilidade do PTJC nas oito escolas trabalhadas neste ano e agradeceu o apoio e envolvimento dos dirigentes e dos professores.
Ao término do evento, os alunos vencedores do concurso de redação promovido pelo programa receberam um tablet como premiação. Também foram entregues os certificados de participação das escolas aos representantes de cada instituição de ensino.
Assessoria de Comunicação (Thales Lago e Carolina Villaça)
Ministério Público do Trabalho no RN
Fones: (84) 4006-2893 / 99113-8454
Twitter: @MPTRN
E-mail: prt21.ascom@mpt.mp.br