Combate aos impactos dos agrotóxicos ganha força no RN

Atividades do fórum estadual são retomadas na sede do MPT, que abrigará reuniões bimestrais em 2016

Natal (RN), 12/01/2016 – Reunião ocorrida nos últimos dias de 2015 no auditório do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT/RN), em Natal, marcou a retomada das atividades do Fórum Estadual de Combate aos Efeitos dos Agrotóxicos na Saúde do Trabalhador, no Meio Ambiente e na Sociedade (Feceagro). Ficou decidido que o fórum passa a ter encontros bimestrais em 2016, no MPT/RN, abertos a todos que tiverem interesse em participar.

A retomada das atividades, que aconteceu em 15 de dezembro, ganhou força com palestra do procurador regional do Trabalho Pedro Luiz Serafim, coordenador do Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e membro do Fórum Nacional de Recursos Hídricos do CNMP. Apresentando dados alarmantes, ele falou dos avanços e retrocessos no país, que é líder mundial no consumo de agrotóxicos, e reforçou a importância do fórum como instrumento de controle social.

O ex-secretário de saúde de Natal Cipriano Maia, como membro da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), apresentou dossiê da referida associação sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde. O documento, acessível aqui, também destaca números relacionados ao uso de agrotóxicos no Brasil, como a constatação da Anvisa de que 64% dos alimentos estão contaminados (2013), e ainda que mais de 34 mil casos de intoxicação foram notificados pelo Sistema Único de Saúde, de 2007 a 2014.

Voltado à discussão de políticas públicas e à articulação para atuação estratégica das diversas instituições envolvidas com o tema, o Feceagro/RN agora é coordenado por Maria Célia Farias, que também é da coordenadoria nacional de amostragem do Programa de Análise de Resíduos Tóxicos – PARA, da Anvisa. A procuradora regional do Trabalho Ileana Neiva está na subcoordenação e a secretária-executiva é Sabrina Sisenando, do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest/Estadual).

Dentre os assuntos abordados, foram debatidos: a necessidade de um planejamento de ações coordenadas, a realização de campanhas educativas e o papel de cada um dos órgãos participantes no combate ao uso indiscriminado dos agrotóxicos. Ao final, foram distribuídos CDs contendo arquivos em PDF da revista MPT Em Quadrinhos e de cartilhas sobre agrotóxicos, além de gravação do último Profissão Repórter acerca do tema, exibido em 3 de novembro de 2015.

Além de técnicos de segurança do trabalho e representantes da comunidade, o evento contou com a participação de integrantes das seguintes instituições: Anvisa, incluindo os membros do PARA de Natal, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RN (FETARN), IDIARN, Cerests, Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, unidades regionais do Ministério do Desenvolvimento Agrário, órgãos locais da Vigilância Sanitária e Ambiental, UFRN, dentre outros.

No corrente ano, as reuniões iniciam a partir de 14 de março, toda 2ª segunda-feira dos meses ímpares. Para realizar o cadastro e passar a receber informações a respeito do fórum, envie e-mail (sem assunto e sem texto) ao contato: feceagro-subscribe@yahoogrupos.com.br.

A palestra completa do procurador Pedro Serafim pode ser solicitada à Assessoria de Comunicação do MPT/RN, pelo email prt21.ascom@mpt.mp.br.

Assessoria de Comunicação (Thales Lago e Carolina Villaça)
Ministério Público do Trabalho no RN
Fones: (84) 4006-2893 / 99113-8454
Twitter: @MPTRN
E-mail: prt21.ascom@mpt.gov.br

Imprimir