Currículos já podem ser cadastrados no banco de talentos destinado às pessoas com deficiência
Resultado de reuniões do Fórum Pró-Inclusão, que acontecem na sede do MPT/RN, a ferramenta foi apresentada pelo Sinduscon no final de 2015
Natal (RN), 11/01/2016 - No Rio Grande do Norte, as instituições voltadas à proteção de pessoas com deficiência (PCDs) já podem cadastrar currículos no site www.bancodetalentos.org. O cadastro também pode ser feito diretamente pelos trabalhadores interessados. Resultado de reuniões do Fórum Pró-Inclusão, que acontecem na sede do Ministério Público do Trabalho no RN (MPT/RN), a ferramenta visa facilitar a inclusão de PCDs no mercado de trabalho potiguar.
Apresentado no último encontro do fórum em 2015 pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon/RN), que desenvolveu o projeto, o site está em pleno funcionamento. Inicialmente, apenas as empresas associadas ao Sinduscon terão acesso aos currículos enviados o portal, para suprir vagas na construção civil.
“É uma vitrine de vagas e oportunidades de trabalho, que aproxima a relação entre empresas e profissionais, com o aporte direto de instituições voltadas às PCDs”, explica a procuradora do Trabalho Izabel Christina Baptista Queiróz Ramos, que coordena o Fórum Pró-Inclusão e é coordenadora regional de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade), no MPT/RN .
Entre os participantes do fórum, encontram-se instituições aptas a iniciar o cadastramento de currículos no banco, como por exemplo: a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), o Centro de Saúde Auditiva do RN e a Associação dos Surdos de Natal (Asnat), que recebeu a doação do Sinduscon/RN de um computador para auxiliar esse processo de cadastramento.
Segundo destacado no portal recém-criado, o presidente do Sinduscon/RN, Arnaldo Gaspar Júnior, enxerga a criação do banco de talentos como uma oportunidade de tecer “uma relação com a sociedade a contribuir para um mundo melhor, onde inclusão social e cidadania andam de mãos dadas”.
As deliberações da última reunião do Fórum Pró-Inclusão, que resultou na criação do banco de talentos, podem ser consultadas na ata da reunião, disponibilizada no site do MPT/RN.
Como funciona - Empresas associadas ao Sinduscon e cidadãos já podem se inscrever para ter acesso aos dados ou cadastrar currículos no banco de talentos. Para os empregadores, é necessário enviar e-mail para contato@sindusconrn.com.br detalhando razão social, CNPJ, nome fantasia, telefone, endereço e o responsável para contato. A partir desse chamado serão repassados mais detalhes sobre o uso da ferramenta. Os mesmos passos devem ser seguidos pelas instituições que auxiliam as pessoas com deficiência.
Já os talentos interessados devem entrar em contato pelo mesmo e-mail acima citado com o envio em anexo do currículo preenchido de todos os dados pessoais. Deve ser incluído ainda o laudo médico com o CID que comprove e detalhe a deficiência. Caso seja necessária alguma adaptação ou equipamento para ajudar no trabalho, também é requerido que esse aspecto seja mencionado.