Trabalho seguro e o combate ao trabalho infantil são discutidos no MPT/RN
Assuntos foram o foco do seminário promovido pelo TRT/RN na última sexta (18), no auditório do MPT/RN, com participação de procuradores
Natal (RN), 22/11/2016 - O Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Norte realizou, durante toda a última sexta-feira (18), o I Seminário Trabalho Seguro e Combate ao Trabalho Infantil e Incentivo à Aprendizagem, no auditório do Ministério Público do Trabalho do RN. O evento faz parte de um programa nacional e é coordenado no estado pelos juízes Simone Jalil e Alexandre Érico.
O seminário contou com a participação do procurador-chefe do MPT/RN, Fábio Romero Aragão Cordeiro, que presidiu a mesa da palestra de encerramento, sobre "Realidade e perspectivas no combate ao trabalho infantil", ministrada por Isa Maria de Oliveira, secretária executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI).
A programação teve início com uma palestra que abordou "O Trabalho na Sociedade 24 Horas e o Adoecimento do Trabalhador", ministrada por Frida Marina Fischer, professora da Universidade de São Paulo. Ela falou da relação entre o trabalho e o metabolismo humano e sobre como o estresse diário pode afetá-lo.
"Temos uma harmonia interna, que fica desarranjada quando a pessoa fica acordada à noite e descansa durante o dia, por exemplo", disse ela ao discutir a importância do sono para a eficiência do trabalhador e como forma de evitar acidentes de trabalho.
O gestor regional do Programa Trabalho Seguro, juiz Alexandre Érico, falou sobre o objetivo do evento: "o que queremos é dialogar com o público, garantir um meio ambiente de trabalho seguro e saudável." De acordo com ele, diariamente acontecem cerca de 700 mil acidentes no ambiente de trabalho. Sobre a preocupação com a temática do trabalho infantil, ele disse: "é como aquele ditado popular: 'criança é pra brincar, não é pra trabalhar'."
A juiza Simone Jalil, que coordena o Programa na região com Alexandre, ressaltou que o seminário é mais um momento de contato com a população e foi surpreendida pela homenagem de um professor do Centro de Educação Profissional Jessé Pinto Freire pelo seu trabalho em outro programa, o Trabalho Justiça e Cidadania. "O TJC sempre traz grandes emoções", disse ela.
Os alunos da escola se apresentaram durante o intervalo do seminário com o espetáculo feito especialmente para o TJC sobre os direitos trabalhistas.
Para o procurador regional do trabalho, Xisto Tiago de Medeiros Neto, "a importância do seminário é não só a troca de conhecimento, mas o acesso do público aos seus direitos fundamentais".
O Ministério Público também foi homenageado durante o evento pelo Sindforte - Sindicato dos Trabalhadores em Serviços de Carro Forte, Guarda e Transporte de Valores. A procuradora Ileana Neiva recebeu uma placa das mãos de um representante do sindicato.
* Fonte: Ascom - TRT/21ª Região
Assessoria de Comunicação (Carolina Villaça)
Ministério Público do Trabalho no RN
Fones: (84) 4006-2893 / 99113-8454
Twitter: @MPTRN
E-mail: prt21.ascom@mpt.gov.br