MPT-RN participa de audiência pública sobre prevenções de acidentes de trabalho

Abril verde foi tema da discussão

Natal (RN), 25/04/2018 - O Brasil ocupa atualmente o 4º lugar no mundo em ocorrência de acidentes de trabalho. Os dados levantados pela Previdência Social e pelo Ministério do Trabalho, revelam que o país possui uma média de 700 mil registros de acidentes de trabalho por ano, ficando atrás apenas de China, Índia e Indonésia. Para discutir a temática da prevenção dos acidentes laborais, no último dia 23, uma audiência pública foi realizada na Câmara Municipal de Natal com a presença do procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte, Luis Fabiano Pereira.

Em sua fala, o procurador ressaltou a importância de se discutir essa temática: “O Abril Verde é uma oportunidade para concentrarmos a discussão em relação à saúde e segurança do trabalhador e o grande problema social, político e econômico que é o acidente de trabalho e a doença do trabalho. Efetivamente, o Ministério Público do Trabalho está nessa luta promovendo e chamando a sociedade a discutir quais as soluções possíveis, quais são as medidas que cada um precisa adotar para trazer os números de acidentes de trabalhos e doenças do trabalho para condições minimamente aceitáveis em um país civilizado”.

Durante a sessão solene, o vereador Sandro Pimentel, que mediou a audiência, destacou as iniciativas realizadas pelo MPT-RN relacionadas ao Abril Verde, dentre elas, eventos, palestras e divulgação para a sociedade sobre as doenças ocupacionais e acidentes de trabalho.  “Quero fazer um destaque ao Ministério Público do Trabalho neste tema, que tem de fato abraçado essa causa, abraçado essa luta com campanhas, palestras, seminários e eventos. Acho isso muito importante”, comentou o vereador.

Abril Verde

A campanha acontece no 4º mês do ano em alusão ao dia 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, e também em referência ao dia 28 de abril, Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. A OIT, desde 2003, consagra a data à reflexão sobre a segurança e saúde do trabalhador.

 

Assessoria de Comunicação (Tatiana Lima e Rachid Jereissati)
Ministério Público do Trabalho no RN
Fones: (84) 4006-2820 ou 2893/ 99113-8454
Twitter: @MPTRN
E-mail: prt21.ascom@mpt.mp.br

 

Imprimir