Gleydson Gadelha toma posse como novo procurador-chefe do MPT-RN

Cerimônia contou com a presença de autoridades locais, familiares e amigos dos novos gestores

Natal (RN), 31/10/2023 – Presidida pelo procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira, a solenidade de ratificação de posse do novo procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte, Antônio Gleydson Gadelha de Moura, aconteceu na tarde desta segunda-feira (30), na sede da Procuradoria Regional do Trabalho da 21ª Região, em Natal. Também foi empossado, como vice-procurador-chefe, o procurador Regional do Trabalho Xisto Tiago de Medeiros Neto. A cerimônia reuniu autoridades locais, membros dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, familiares e amigos dos novos gestores.

A solenidade, que marcou o encerramento da gestão do procurador do Trabalho Luis Fabiano Pereira à frente da chefia do MPT-RN, foi pontuada por discursos de revisão e de novas metas. Em sua saudação à nova gestão, Pereira elencou metas cumpridas em sua administração e fez agradecimentos ao corpo funcional do órgão. "Conseguimos, na área estruturante da gestão, construir a nova sede da Procuradoria de Mossoró. Foi com grande esforço, especialmente das equipes da Diretoria Regional e da própria Procuradoria do Trabalho no Município de Mossoró que conseguimos construir uma sede própria, prestes a ser inaugurada. Neste curto espaço de dois anos, conseguimos licitar, contratar e executar todos os projetos e a própria obra de construção de um prédio à altura da nossa querida Mossoró e de todo o Oeste potiguar”, destacou o procurador, que elencou, ainda, atuações relevantes do período.

“Muito obrigado a todos e a todas que colaboraram para o sucesso da gestão; especialmente, aos membros e servidores do MPT. Com o sentido de missão cumprida, transfiro ao amigo Gleydson Gadelha a honra de chefiar a 21ª Região do Ministério Público do Trabalho, que não poderia estar agora em melhores mãos”, ressaltou o procurador.

Projetos – Em sua fala, o procurador empossado, Gleydson Gadelha, detalhou algumas metas da gestão que se inicia. "Uma gestão humanizada, cheia de projetos. Já começamos a implementar algumas mudanças, muitas voltadas para potencializar as parcerias”, destacou Gadelha, ao citar alguns dos parceiros presentes. "Eu sou um procurador de chão de fábrica, então muitos dos que estão aqui estiveram comigo construindo projetos, seja no lixão, no porto-ilha, na pandemia; então fico muito feliz de tê-los e tê-las aqui", declarou.

Para o novo procurador-chefe, as mulheres terão papel central na gestão. "Nós elegemos, para nossa gestão, as mulheres como sujeitos, agentes indutores de políticas públicas; usamos os indicadores da ONU e da OIT, e constatamos a realidade: quando adotamos as mulheres como sujeitos de políticas públicas, nós temos resultados mais ampliados. Nós já temos esse indicador e esse será o norte de nossa administração", destacou.

Desafios – Em discurso que encerrou a solenidade, o procurador-geral do Trabalho José de Lima Ramos Pereira relembrou o papel das lutas do MPT num cenário de precarização e desvirtuamento dos direitos trabalhistas. "O nosso trabalho é esse: mostrar o Ministério Público do Trabalho como um agente transformador social e de vidas; semana passada, por exemplo, nós, a OIT e o IBGE lançamos um estudo sobre a realidade do trabalho por meio de plataformas de motoristas e entregadores. Existem no mundo mais de 1500 formas de trabalho plataformizadas. O Ministério Público do Trabalho não é contra a tecnologia, a automação. O que nós somos contra é a precarização de que isso decorre, é o fato de o trabalhador não ter nenhuma proteção para si ou para sua família, no caso de um acidente”, alertou.

O PGT encerrou a solenidade desejando sucesso à nova administração, e se colocando à disposição para dar suporte aos novos gestores, “na luta pelo trabalho decente e o desenvolvimento econômico socialmente sustentável".

Também compuseram a mesa de honra da solenidade o procurador Geral do Estado, Antonio Roberto de Medeiros, representando a Governadora do Estado do RN; o presidente em exercício e vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região, Eduardo Serrano da Rocha; a subprocuradora-geral do Trabalho e vice-presidenta do Conselho Superior do Ministério Público do Trabalho, Ivana Auxiliadora Mendonça Santos; o conselheiro secretário do Conselho Superior do Ministério Público do Trabalho, subprocurador-geral do Trabalho Fábio Leal Cardoso; a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte, Elaine Cardoso Novais; o conselheiro Antonio Gilberto de Oliveira Jales, presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte; a promotora de Justiça e presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte, Juliana Limeira Teixeira, o secretário Geral da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte, Augusto Maranhão; Irailson Nunes, presidente da Central Única dos Trabalhadores no Rio Grande do Norte, representando os trabalhadores e as trabalhadoras, e Marcelo Queiroz, presidente da Fecomercio/RN.

Estiveram presentes à cerimônia, ainda, os membros da Procuradoria Regional do Trabalho da 21ª Região Procuradores Regionais do Trabalho Francisco Marcelo Almeida Andrade, Heloíse Ingersoll Sá, Lilian Vilar Dantas Barbosa, procuradora regional do Trabalho Izabel Christina Baptista Queiróz Ramos e a subprocuradora-geral do Trabalho Ileana Neiva Mousinho.

 

 

Ministério Público do Trabalho no RN

Assessoria de Comunicação

Tatiana Lima | Jornalista responsável

Bárbara Rossato | Estagiária de jornalismo

Gabriela Liberato | Estagiária de jornalismo

Imprimir