• Procuradorias
  • PRT Natal
  • MPT participa como expositor da 4ª Conferência de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde em Natal

MPT participa como expositor da 4ª Conferência de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde em Natal

 O Evento municipal atende a convocação e obedece a cronograma do Conselho Nacional de Saúde 

Natal (RN), 16/05/2024 - Fortalecer as instâncias do Sistema Único de Saúde (SUS) visando benefícios na segurança do trabalhador da saúde é uma das ações estratégicas do Ministério Público do Trabalho (MPT). Dentro dessa agenda, a subprocuradora-geral do trabalho, Ileana Neiva, participou, terça-feira (14), como expositora da 4ª Conferência de gestão do trabalho e educação na saúde do município do Natal.

O Evento, em nível municipal, atende a convocação e obedece a cronograma do Conselho Nacional de Saúde (CMS). Ele é uma etapa preparatória para conferência Nacional, que esse ano traz o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”. Também integraram a mesa o secretário municipal de saúde, Adilson Boldo, e a presidente do CMS, Dalva Horácio.

Ministrando a palestra de abertura intitulada “Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: Uma agenda estratégica para o futuro do Brasil”, Ileana Neiva falou sobre os problemas da saúde do trabalhador do SUS, a importância da educação permanente das equipes de saúde para o aprimoramento do trabalho e explicou ao público, servidores do SUS, a melhor forma de manifestação durante a Conferência Nacional, no intuito de criar uma política de saúde do trabalhador mais forte.

“As conferências municipais são espaços democráticos de debates coletivos para discussão de propostas de políticas públicas. Nessa conferência, o Conselho Nacional de Saúde busca obter dos Conselhos Municipais, e, posteriormente, dos Conselhos Estaduais, subsídios para a elaboração das Política de Carreira e de Saúde e Segurança do Trabalhador e da Trabalhadora, com vistas a promover o trabalho decente dos servidores do SUS, que compreende a justa remuneração e o trabalho em condições de saúde e segurança do trabalho, com liberdade sindical e sem assédios e discriminações”, frisou a subprocuradora-geral.

Além do tema da exposição de Ileana Neiva, outros dois eixos foram debatidos no evento: “Democracia, Controle Social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde” e “Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: A saúde da democracia para a democracia da Saúde”. A etapa nacional acontecerá em Brasília (DF), de 10 a 13 de dezembro.

Ministério Público do Trabalho no RN

Assessoria de Comunicação

Ulyana Lima | Jornalista responsável 

Kyara Torres | Estagiária de jornalismo

Sabrina Cruz | Estagiária de audiovisual

E-mailprt21.ascom@mpt.mp.br

 

 

Imprimir