MPT-RN participa de reunião da Rede Potinova de Inovação Pública
A Potinova é a primeira rede de inovação no serviço público do Rio Grande do Norte
Natal (RN), 16/05/2024 - O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT-RN) participou, no último dia 08, do 3° Encontro da Rede Potinova de Inovação da Gestão Pública do RN. A reunião aconteceu no Laboratório de Inovação INOVA JT-21 do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª região (TRT-RN).
Na ocasião, membros e pesquisadores discutiram os resultados dos primeiros encontros da Rede e, em seguida, participaram de uma oficina sobre inovação ministrada pela juíza Ana Paula Barbosa, do Tribunal Regional Eleitoral do RN (TRE-RN), e pela gerente do INOVA JT21, Karla Motta.
Para Gleydson Gadelha, procurador-chefe do MPT-RN, “A ‘POTI’ possibilita aos órgãos públicos terem seu próprio laboratório, no qual os problemas típicos das instituições vão ser discutidos pela ótica de pessoas que também prestam serviço. Isso pode melhorar a eficiência, diminuir os custos e trazer novas abordagens para a gestão de cada uma dessas organizações”.
“A expectativa é que a gente tenha, nos próximos dois ou três anos, a formação de um grande laboratório que englobe todos esses órgãos, trazendo a riqueza de cada um, mas pensando numa perspectiva bem maior”, destaca o procurador.
A Potinova é a primeira rede de inovação da gestão pública elaborada exclusivamente no Rio Grande do Norte. Ela é formada por quinze instituições públicas potiguares, dentre elas o MPT-RN, TRT-RN, TRE-RN, Justiça Federal, Tribunal de Justiça e Tribunal de Contas do Estado, Universidade Federal do RN (UFRN) e Instituto Federal do RN (IFRN).
O objetivo do grupo é desenvolver soluções inovadoras que proporcionem a melhoria na qualidade da prestação de serviço à sociedade. Entende-se como inovação a criação de um produto ou serviço, uma nova forma fazer algo, a elaboração de um sistema de trabalho colaborativo, entre outros.
A próxima reunião da rede será realizada na Procuradoria Regional do Trabalho em Natal. Quaisquer organizações públicas do estado interessadas em aprofundar seus conhecimentos e práticas pertinentes à inovação pode aderir à iniciativa.
*Foto: Ascom TRT-RN
Ministério Público do Trabalho no RN
Assessoria de Comunicação
Ulyana Lima | Jornalista responsável
Kyara Torres | Estagiária de jornalismo
Sabrina Cruz | Estagiária de audiovisual
E-mail: prt21.ascom@mpt.mp.br