Estudantes assistem à palestra sobre trabalho infantil e direitos dos trabalhadores ministrada pelo MPT-RN
A atividade integra o projeto Trabalho, Justiça e Cidadania, do qual o MPT é parceiro
Natal (RN), 10/06/2024 — Na quinta-feira (06), alunos e professores da Escola Estadual Arnaldo Arsênio (CAIC-Parnamirim) assistiram à palestra “Direitos e deveres básicos do trabalhador e trabalho infantil”, conduzida pela servidora do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT-RN), Micheline Cachina Cavalcanti.
A ação faz parte do projeto Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC-RN) do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região, que reúne diversos órgãos, dentre eles o MPT-RN. O objetivo do grupo é promover o conhecimento sobre os direitos e deveres dos trabalhadores nas diversas esferas por meio da capacitação dos profissionais de educação. A ideia é que os professores se tornem multiplicadores em sala de aula, e os estudantes, por sua vez, em suas comunidades.
Para Micheline, a atuação nas escolas é a forma mais eficaz de combate: “É na formação que a gente tem a oportunidade de desconstruir muitos mitos relacionados ao trabalho na infância. Por exemplo, a crença de que o trabalho forma caráter e torna o adolescente mais responsável. Quando, na verdade, a gente sabe que o trabalho nessa idade só faz perpetuar o ciclo da pobreza. Então, dialogar com a comunidade escolar é uma oportunidade extraordinária de tentar desconstruir essa ideia que está tão estruturada na nossa sociedade, de que o trabalho é sempre bom, mesmo que seja na infância e na adolescência”.
Ministério Público do Trabalho no RN
Assessoria de Comunicação
Ulyana Lima | Jornalista responsável
Kyara Torres | Estagiária de jornalismo
Sabrina Cruz | Estagiária de audiovisual
E-mail: prt21.ascom@mpt.mp.br