MPT-RN palestra sobre qualificação de jovens militares

O evento discutiu a importância da capacitação profissional para inserção dos militares no mercado de trabalho

Natal (RN), 02/08/2024 – O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT-RN) participou do ciclo de palestras do projeto Soldado Cidadão, destinado aos jovens que prestam serviço militar, cabos, soldados e profissionais no último ano de serviço. O evento aconteceu nos dias 17 e 18 de julho, no Centro Municipal de Referência em Educação (Cemure), e reuniu mais de 800 militares.

Na ocasião, o procurador-chefe do MPT-RN, Gleydson Gadelha, ministrou a palestra “A importância das competências militares para o trabalho na vida civil”.

Em sua apresentação, Gadelha destacou a possibilidade de atuação dos militares em diversas esferas, especialmente nas instituições públicas: “Hoje, boa parte dos setores de inteligência e contrainteligência do Ministério Público e da magistratura nacional são compostos por militares ou ex-militares, da reserva”.

“O conjunto de habilidades que vocês estão aprimorando, prestando o serviço militar, como resiliência, liderança, autopreservação, iniciativa e conhecimento de mundo serão diferenciais importantes no processo de inserção no mercado de trabalho”, frisou o procurador.

Também esteve presente na atividade o procurador de Justiça Militar Antonio Carlos Gomes Facuri, que palestrou sobre “Crime militar e infração disciplinar e os reflexos na vida do cidadão pós licenciamento”.

A iniciativa faz parte do Projeto de Preparação de Militares Temporários para a Reserva (PPMTR) – Projeto Soldado Cidadão, coordenado pelo Cel. Veterano Luiz Paulo, assessor de gestão organizacional da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada. O objetivo é conscientizar os jovens militares sobre a importância da qualificação para a inserção no mercado de trabalho após a baixa e o impacto positivo de um bom emprego na vida do cidadão.

O Ministério Público Militar no RN

O Ministério Público Militar (MPM) é um dos ramos que compõe o Ministério Público da União, junto com o MPT e o Ministério Público Federal (MPF).

No Rio Grande do Norte, foi fundado em 2023, com sede na Procuradoria Regional do Trabalho, em Natal. Além de atuar em território potiguar, o MPM-RN também cobre todo o estado da Paraíba.

O MPM tem por atribuição investigar e coibir crimes praticados, em tempos de paz ou guerra, por integrantes das Forças Armadas – Exército, Marinha e Aeronáutica – no exercício da sua atividade funcional. Também são considerados crimes militares, passiveis da atuação do MPM, aqueles cometidos por militar da reserva, reformado, ou civil contra as instituições militares, contra os integrantes das Forças Armadas no exercício da atividade funcional, ou em local sob a administração militar.

 

Ministério Público do Trabalho no RN

Assessoria de Comunicação

Ulyana Lima | Jornalista responsável 

Kyara Torres | Estagiária de jornalismo

Sabrina Cruz | Estagiária de audiovisual

E-mailprt21.ascom@mpt.mp.br 

 

Imprimir