2° Encontro de Mulheres Assalariadas Rurais conta com participação do MPT-RN
Evento reuniu trabalhadoras rurais do Oeste potiguar para discutir questões ligadas à auto-organização, impactos dos agrotóxicos e condições de trabalho no campo
Mossoró (RN), 20/08/2024 – A procuradora do Trabalho Andrea Gondim, do 1° Ofício da Procuradoria do Trabalho no Município (PTM) de Mossoró, representou o Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT-RN) no 2° Encontro das Mulheres Assalariadas Rurais do RN, que aconteceu no dia 07 deste mês, em Mossoró.
Na ocasião, a procuradora ministrou uma palestra sobre “os direitos das trabalhadoras rurais assalariadas”. Andrea Gondim também registrou, durante o encontro, os casos de violações relatados pelas mulheres, especialmente os que tratavam da exposição aos agrotóxicos sem uso de equipamento de proteção individual (EPI).
Ao longo do evento, discutiu-se a importância da auto-organização das mulheres, os impactos dos agrotóxicos e o contexto de desrespeito trabalhista enfrentado por aquelas que atuam, por exemplo, na fruticultura irrigada no estado. Assalariadas rurais e lideranças sindicais compartilharam seus testemunhos sobre as condições degradantes enfrentadas no dia a dia, em municípios como Baraúna, Apodi, Upanema, Ipanguaçu, Caraúbas e Carnaubais.
Ainda foram apresentadas as iniciativas em curso da Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (CONTAR) voltadas para as assalariadas rurais, além da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida. Ao final do encontro, diversos encaminhamentos foram definidos, com destaque para a criação da Comissão Estadual de Mulheres Assalariadas Rurais e de Comissões Municipais em Baraúna, Ipanguaçu e Apodi.
A atividade, organizada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), reuniu cerca de 30 assalariadas de diversos municípios do Oeste potiguar, além de agentes pastorais e integrantes de Sindicatos Rurais da região. Também participaram representantes das comissões de mulheres assalariadas rurais de Pernambuco, Alagoas e Pará, além de Samara Souza, diretora de Gênero e Geração da Contar. O principal objetivo do encontro foi promover a articulação e a troca de experiências entre as trabalhadoras rurais, bem como fortalecer sua organização e luta.
*Com informações da Comissão Pastoral da Terra
Ministério Público do Trabalho no RN
Assessoria de Comunicação
Ulyana Lima | Jornalista responsável
Kyara Torres | Estagiária de jornalismo
Sabrina Cruz | Estagiária de audiovisual