• Procuradorias
  • PRT Natal
  • 4ª Conferência de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do estado conta com palestra do MPT-RN

4ª Conferência de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do estado conta com palestra do MPT-RN

Iniciativa reuniu usuários, trabalhadores e gestores para definir proposições que serão levadas para a Conferência Nacional de Saúde em dezembro

Natal (RN), 02/09/2024 – Para debater o cenário de precariedade trabalhista na área da saúde que gera impactos diretos para quem utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT-RN) participou da 4ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do Rio Grande do Norte, realizada em Natal nos dias 20 a 22 de agosto.

O evento, realizada no Centro Municipal de Referência em Educação (CEMURE), reuniu usuários, trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) de todas as regiões do estado para discutir propostas que serão apresentadas na Conferência Nacional de Saúde em Brasília (DF), de 10 a 13 de dezembro. 

O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho do RN, Gleydson Gadelha, representou o MPT ministrando a palestra “Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: Uma agenda estratégica para o futuro do Brasil”.

Para Gleydson, é necessário um planejamento e dimensionamento da força de trabalho para o acesso universal à saúde.  “A avaliação regular das necessidades da força de trabalho assegura um atendimento mais eficiente e sustentável. Modelos de atenção à saúde devem estar alinhados às demandas sociais”, declara.

Dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e da Receita Federal apontam que o Rio Grande do Norte possui 67.911 trabalhadoras e trabalhadores do Sistema Único de Saúde. Mais de 90 municípios não possuem serviços particulares de saúde (de um total de 167), por isso dependem exclusivamente das políticas públicas neste setor.

Neste caminho, conselheiras e conselheiros de saúde potiguares acreditam que uma das propostas que deve ser defendida na etapa nacional da 4ª CNGTES é justamente fortalecer os conselhos, condicionando o repasse de recursos financeiros da união para o seu fortalecimento e autonomia.

Além do tema da exposição do procurador-chefe, outros dois eixos foram debatidos no evento: “Democracia, Controle Social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde” e “Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: A saúde da democracia para a democracia da Saúde”. 

O evento a nível estadual atendeu a convocação e obedece a cronograma do Conselho Nacional de Saúde (CMS). Ele foi uma etapa preparatória para conferência Nacional, que esse ano traz o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”.

 

Ministério Público do Trabalho no RN

Assessoria de Comunicação

Ulyana Lima | Jornalista responsável 

Kyara Torres | Estagiária de jornalismo

Sabrina Cruz | Estagiária de audiovisual

Imprimir