Estudantes do Projeto Trabalho, Justiça e Cidadania aprendem sobre atuação do MPT-RN
Atividade visa integrar a comunidade escolar à rotina das instituições jurídicas
Natal (RN), 06/09/2024 – Nas últimas três sextas-feiras, o Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT-RN) recebeu a visita de estudantes e professores das escolas estaduais Augusto Severo, Walter Duarte Pereira, Régulo Tinôco, Nestor Lima, Dr. Manoel Villaça e Arnaldo Arsênio de Azevedo, todas participantes do Projeto Trabalho, Justiça e Cidadania (PTJC), do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN). A iniciativa busca inserir educadores e alunos de escolas públicas no dia a dia das instituições jurídicas de todo o Brasil.
Além de conhecerem as instalações da Procuradoria Regional do Trabalho em Natal, os estudantes assistiram a palestras conduzidas pelos servidores Gilmar Melo, Micheline Cavalcanti e Marcos Medeiros sobre o funcionamento e a atuação do MPT. Outros temas abordados nas apresentações foram o combate ao trabalho infantil e ao trabalho escravo, a proteção do meio ambiente do trabalho, a segurança do trabalhador e o procedimento de denúncia. Também foram distribuídas aos alunos cartilhas e revistas da HQ “MPT em Quadrinhos”.
Para o servidor Marcos Medeiros, “Esse contato é muito importante porque aproxima o MPT desses estudantes e permite que eles tenham ciência de que existe um órgão que protege os direitos trabalhistas. E o TJC é um projeto muito bonito e essencial, pois leva a comunidade escolar não só ao MPT, mas a outros espaços de administração”.
A estudante Andryelle Vitória, 15, relata que a visita ao MPT abre portas para os jovens que logo estarão inseridos no mercado de trabalho, conscientizando-os sobre os direitos e deveres dos trabalhadores. “Eu acho isso muito importante para construir um futuro melhor, um futuro com trabalhadores que saibam os seus direitos e que não vão precisar passar por situações precárias no meio de trabalho”, diz Andryelle.
Trabalho, Justiça e Cidadania
O PTJC é promovido nacionalmente pela Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho da 21ª Região (Anamatra). No Rio Grande do Norte, é realizado desde 2006, pela Amatra21, em parceria com o TRT-RN, o MPT-RN, a Secretaria Estadual de Educação, a OAB, e a Associação Norte-rio-grandense dos Advogados Trabalhistas (ANATRA).
Ministério Público do Trabalho no RN
Assessoria de Comunicação
Ulyana Lima | Jornalista responsável
Kyara Torres | Estagiária de jornalismo
Sabrina Cruz | Estagiária de audiovisual