MPT-RN recebe nova Procuradora Regional do Trabalho
Com 26 anos de carreira no Ministério Público do Trabalho, a trajetória de Edlene Lins Felizardo é marcada pelo enfrentamento ao trabalho infantil e pela promoção da aprendizagem profissional
Natal (RN), 11/12/2024 – O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT-RN) recebeu, no dia 25 de novembro, a Procuradora Regional do Trabalho Maria Edlene Lins Felizardo para assumir a titularidade do 3° Ofício Geral da Procuradoria Regional do Trabalho em Natal (PRT21). Oriunda da PRT da 11ª Região (MPT-AM/RR), a transferência da procuradora para o RN ocorreu por meio de concurso de remoção, preenchendo a vaga aberta com a promoção da procuradora Izabel Christina Queiroz ao cargo de Subprocuradora-Geral do Trabalho.
Edlene Lins Felizardo é especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e em Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados pela Escola da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec). É graduada em Direito e em Letras – Inglês pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Exerceu o magistério por 24 anos, sendo professora do IESP [atual UNIESP], onde ministrava disciplinas na graduação e na pós-graduação, e da UNIFACISA - Campina Grande.
Ingressou no MPT em 1998 como procuradora do Trabalho. Entre dezembro de 2006 e janeiro de 2009, ocupou o cargo de procuradora-chefe do MPT na Paraíba, onde permaneceu até novembro de 2023, quando foi promovida a procuradora regional do Trabalho, passando a atuar na PRT11. Em novembro deste ano, chegou ao MPT-RN para exercer suas atribuições.
Ao longo de sua carreira, a procuradora se destacou no combate ao trabalho infantil e na promoção da aprendizagem profissional, atividades que desempenha há mais de 20 anos. Edlene foi coordenadora regional da Coordinfância (Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes), titular do GAET da Coordinfância, coordenadora do Fórum Estadual de Aprendizagem da Paraíba e articulou a instalação do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente na Paraíba (FEPETI/PB), o qual coordenou entre 2000 e 2006. Ela é uma das organizadoras do livro “Infância, Trabalho e Dignidade”, comemorativo aos 15 anos da Coordinfância.
A procuradora também desenvolveu ações voltadas à aprendizagem no regime socioeducativo fechado, levando a aprendizagem profissional para dentro das unidades de internação, e integrou o Grupo de Trabalho Gestantes e lactantes do MPT.
“Minhas expectativas são desenvolver o trabalho aqui na PRT21 com propriedade e manter um relacionamento de respeito e cordialidade com os meus colegas procuradores e com o Tribunal, em um ambiente onde possamos promover a dignidade do trabalhador, a paz social e entregar com presteza a justiça social. Então, é continuar o trabalho em defesa da ordem jurídica trabalhista, dos direitos humanos, dos direitos das crianças e dos adolescentes e de todas as categorias, com respeito à diversidade e sempre em busca do diálogo e da pacificação social”, destacou Edlene Lins Felizardo.
Ministério Público do Trabalho no RN
Assessoria de Comunicação
E-mail: prt21.ascom@mpt.mp.br
Telefones: (84) 4006-2820 I (84) 99113-8454