MPT-RN discute andamento de projeto que capacita trabalhadores no letramento digital

Uma turma de mulheres da terceira idade e vítimas de violência de gênero já recebeu formação

Natal (RN), 11/12/2024 - O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT-RN), Gleydson Gadelha, recebeu, no final de novembro (28), o grupo coordenador do “Qualifica RN”. O projeto, voltado para a capacitação de trabalhadores potiguares, com foco no letramento digital, é executado pela Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS) e financiado por meio de recursos provenientes da atuação do MPT-RN na ordem de R$ 247,5 mil.

Participaram da reunião a subsecretária do Trabalho, Emprego e Economia Solidária da SETHAS, Joana D’Arc Dantas, a subcoordenadora do Sistema Nacional de Emprego SINE/RN, Jaqueline Magalhães, a subcoordenadora de Qualificação Profissional do SINE, Itala Ferreira e Melayne Macedo, do Observatório do Trabalho e Políticas Sociais do DIEESE.

Na oportunidade, a equipe apresentou as metas do Programa e o andamento de atividades. Cinco cursos presenciais serão ofertados no período de março a junho de 2025, são eles: criação de documentos de texto, planilhas eletrônicas, Redes Sociais, edição de imagens e vendas pela Internet. Um curso de Letramento Digital já foi executado, no período de 07 de outubro a 11 de novembro, e contou com um grupo de mulheres de São Gonçalo do Amarante, da terceira idade e vítimas de violência de gênero, em parceria com a Secretaria do Idoso local.

Entrega dos certificados ao final do Curso de Letramento Digital
Entrega dos certificados ao final do Curso de Letramento Digital

O procurador-chefe do MPT-RN explica que o projeto está sendo executado em parceria com o Instituto Metrópole Digital (IMD), que atua fornecendo os profissionais, espaço físico, equipamentos e material.

“O MPT-RN apoia o projeto porque acredita que é através da capacitação profissional que se caminha rumo à promoção do trabalho digno e, de fato, à inclusão social. Uma iniciativa como essa é fundamental também para ofertar de mão de obra qualificada ao mercado potiguar”, avalia Gleydson Gadelha.

“O Qualifica RN vai atender uma demanda atual do SINE/SETHAS relacionada à qualificação profissional para atuação em cadeias produtivas significativas como o acesso a inteligência artificial na área administrativa e venda pela internet. Tais qualificações compreende desde o letramento digital até o uso de recursos mais elaborados, como produção de imagens e vídeos e estratégias de vendas na internet”, explica Melayne Macedo.

O projeto vai oferecer, ainda, cursos à distância, através da plataforma moodle da Subsecretaria do Trabalho, Emprego, Renda e de Economia Solidária da Sethas (SETRAB), e está desenvolvendo, junto ao IMD, um estudo sobre a possibilidade de integração do CadÚnico com o Sine/RN, como estratégia mais assertiva na oferta de qualificação e intermediação de mão de obra.

Ministério Público do Trabalho no RN

Assessoria de Comunicação

E-mail: prt21.ascom@mpt.mp.br  

Telefones: (84) 4006-2820 I (84) 99113-8454

Imprimir