MPT em Mossoró promove encontro de procuradores e juízes do Trabalho locais

Reunião pioneira teve objetivo de integrar e aproximar mais os representantes das duas instituições que atuam na região oeste potiguar


Natal (RN), 14/12/2015 – As perspectivas e estratégias de atuação para 2016 foram o foco do I Encontro de Procuradores e Juízes do Trabalho da Região Oeste Potiguar, ocorrido no Ministério Público do Trabalho (MPT) em Mossoró, na última quarta-feira, 9 de dezembro. A reunião foi prestigiada pelo procurador-chefe do MPT no Rio Grande do Norte, Fábio Romero Aragão Cordeiro, que considerou a experiência exitosa e quer expandir a ideia pioneira para todo o estado.

Na oportunidade, os procuradores do Trabalho Gleydson Gadelha e Afonso Rocha, que integram a unidade de Mossoró, apresentaram uma retrospectiva das principais atuações do MPT em 2015 naquela região, em especial para garantir os direitos de trabalhadores que prestam serviços terceirizados para a Petrobras e a Prefeitura de Mossoró, dentre outros feitos nos âmbitos judicial e extrajudicial.

Além disso, foi exibido o documentário Batalhadores, que conta a história de trabalhadores que perderam suas vidas em razão de irregularidades na organização e no meio ambiente do trabalho. Ao final, cada juiz recebeu um DVD do documentário, que teve o objetivo de sensibilizar os participantes do encontro quanto à importância da proteção à saúde e à segurança dos trabalhadores.

“O MPT e o Judiciário Trabalhista locais devem deitar olhos com muito cuidado para a questão do meio ambiente do trabalho, dos acidentes e doenças ocupacionais, já que a vocação econômica prevalecente na região é intensa e gera muitas demandas neste sentido”, ressaltou o juiz do Trabalho Hamilton Vieira Sobrinho, titular da 4ª Vara do Trabalho de Mossoró.

Ele acrescentou que a atuação do MPT em Mossoró é reconhecida como proativa, séria, combativa e tem-se demonstrado extremamente aberta ao diálogo com todos os segmentos sociais da região. Para o juiz Hamilton Sobrinho, “essa aproximação institucional é de vital importância para a melhor prestação de serviços à comunidade pelas duas instituições”, enfatizou.

A juíza do Trabalho de Assu, Daniela Lustoza Marques de Souza, também elogiou a iniciativa, por promover o diálogo entre as duas instituições e permitir uma maior aproximação de suas ações. “Vejo que o MPT está com projetos bons para o ano que vem e já realizou muitas atuações importantes, e considero muito interessante se pudermos repetir sempre essa experiência, tanto na região oeste, como em todo o território potiguar”, sugere a juíza.

O procurador-chefe do MPT/RN, Fábio Romero Aragão Cordeiro, assumiu o desafio de replicar a iniciativa no estado todo, com o objetivo de proporcionar uma maior harmonia de atuação entre as duas instituições. “Quando se buscam estratégias em prol do cumprimento da legislação trabalhista, ganha a comunidade, ganha o trabalhador”, afirma o procurador-chefe.

Para os procuradores do Trabalho Gleydson Gadelha e Afonso Rocha, “foi uma experiência gratificante, de suma relevância ao aprimoramento da atuação local, um termômetro necessário para diagnosticar que estamos no caminho certo e quais medidas devemos adotar, com vistas a atender ainda melhor à sociedade”, concluíram.

Confira aqui o documentário Batalhadores, exibido na reunião.

Assessoria de Comunicação (Thales Lago e Carolina Villaça)
Ministério Público do Trabalho no RN
Fones: (84) 4006-2893 / 99113-8454
Twitter: @MPTRN
E-mail: prt21.ascom@mpt.gov.br

Imprimir