MPT-RN discute combate ao assédio eleitoral com Federação dos Municípios do RN
A garantia da participação livre e voluntária no processo eleitoral nos municípios do RN foi destaque
Natal (RN), 14/08/2024 - Para discutir a importância da conscientização do combate ao assédio eleitoral no ambiente de trabalho das instituições do poder público municipal, o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT/RN), Gleydson Gadelha, recebeu nesta terça-feira (13), o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte (Femurn), Luciano Santos.
Durante a reunião, realizada na sede do MPT em Natal, o procurador-chefe reforçou que deve ser assegurada a todas as pessoas, especialmente no ambiente de trabalho, a garantia da participação livre e voluntária no processo eleitoral, bem como a expressão de convicções políticas. Nesse sentido, foi entregue, na oportunidade, exemplares do MPT em Quadrinhos sobre o tema assédio eleitoral, que será disponibilizada para todos os municípios do estado.
Luciano Santos reafirmou compromisso em colaborar com o MPT e outras entidades para promover um ambiente eleitoral justo e transparente no âmbito municipal. Ele se comprometeu em distribuir a cartilha e disponibilizá-la para download, no site da Federação, garantindo, assim, que todos tenham acesso às informações necessárias para combater a prática de assédio eleitoral.
"Essa união de esforços entre o MPT e a Femurn ajudará a alcançar todos os municípios do RN e assegurar que o assédio eleitoral seja combatido de forma eficaz. A revista é um excelente recurso que esperamos que seja amplamente utilizado para educar e conscientizar gestores, empregadores e trabalhadores sobre a importância de um processo eleitoral livre de coerções", ressaltou Gleydson.
"A distribuição dessa cartilha é importante para assegurar que o processo eleitoral em nossos municípios seja conduzido de maneira justa e transparente. A Femurn está comprometida em apoiar todas as iniciativas que promovam a integridade e a liberdade no exercício do voto. Acreditamos que a informação e a conscientização são ferramentas poderosas para combater o assédio eleitoral e proteger os direitos dos cidadãos", afirmou Luciano Santos, Presidente da Femurn.
Quadrinhos
A revista em questão contém orientações detalhadas sobre como identificar, prevenir e combater o assédio eleitoral, além de esclarecer as responsabilidades dos gestores públicos e dos empregadores em garantir um ambiente livre de coerções e pressões indevidas durante o período eleitoral.
O projeto MPT em Quadrinhos envolve a produção de histórias em quadrinhos com temas relacionados ao mundo do trabalho. Nelas diversos temas: trabalho infantil, segurança no trabalho, assédio moral, assédio sexual, direitos do trabalhador e muitos outros. Todas as edições estão disponíveis no site www.mptemquadrinhos.com.br.
Ministério Público do Trabalho no RN
Assessoria de Comunicação
Ulyana Lima | Jornalista responsável
Kyara Torres | Estagiária de jornalismo
Sabrina Cruz | Estagiária de audiovisual