• Procuradorias
  • PRT Natal
  • Estudantes do RN vencem em primeiro lugar a etapa nacional do Prêmio MPT na Escola e em segundo no Prêmio Segurança e Saúde nas Escolas

Estudantes do RN vencem em primeiro lugar a etapa nacional do Prêmio MPT na Escola e em segundo no Prêmio Segurança e Saúde nas Escolas

A vitória dos alunos marca o segundo ano do MPT-RN no pódio nacional

Natal (RN), 05/12/2024 – Duas escolas do Rio Grande do Norte foram vencedoras nas etapas nacionais dos prêmios “MPT na Escola” e “Segurança e Saúde nas Escolas” de 2024. Os resultados foram divulgados pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) durante cerimônias virtuais realizadas nesta terça-feira (03) e quarta-feira (04). 

Na premiação do “MPT na Escola”, a canção “Um Grande Professor”, composta por Dandahra Gabrielly Alves Dantas, Davi Alexsander Santos de Araújo, Elias Ramon Ferreira de Araújo, Maria Rita dos Santos e Maria Vitória Gadelha Batista da Silva, estudantes da Escola Municipal Paulino Batista de Araújo (Timbaúba dos Batistas-RN), conquistou o primeiro lugar na categoria “Música” do Grupo 1. 

Criada com a orientação da professora Raila Karolayne de Lima, a música dos estudantes timbaubenses destaca o papel da educação no combate ao trabalho infantil.

Já no prêmio “Segurança e Saúde nas Escolas”, os estudantes Allyf Victor Lima dos Santos, Ana Karolina Cordeiro Rodrigues, João Batista da Silva Santos, Severino Daniel da Silva Farias e Rhuan Pablo Simplício Martins, do Centro de Educação Rural Alfredo Mesquita Filho (Macaíba-RN), venceram em segundo lugar na categoria “Música” com o rap “Segurança”. A canção conscientiza sobre a prevenção de acidentes no trabalho e nas escolas e foi produzida com a orientação da professora Leossandra Fernandes.

Para o procurador do Trabalho e titular regional da Coordinfância, Luis Fabiano Pereira, o alcance de duas premiações na etapa nacional é um importante incentivo para os alunos, professores e gestores. “O reconhecimento nacional, demonstra que estamos conseguindo levar para as salas de aula a mensagem adequada e conseguindo que os alunos, efetivamente, se apropriem, discutam e aprofundem o conhecimento em relação à necessidade de combate ao trabalho infantil, oportunidade de aprendizagem e a importância da saúde e segurança nas escolas e no trabalho”, frisa Luis Fabiano.

No Rio Grande do Norte, os dois projetos foram realizados em conjunto, envolvendo turmas do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Neste ano, participaram mais de 29 mil alunos de 246 escolas localizadas em 54 municípios potiguares.

Sobre as premiações

O Prêmio MPT na Escola é uma iniciativa da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho Infantil e da Promoção de Direitos da Criança e do Adolescente (Coordinfância/MPT), que tem por objetivo dialogar com a comunidade escolar sobre os prejuízos causados pelo trabalho infantil. Neste ano, a premiação foi dividida em dois grupos: alunas e alunos de 4º e 5º ano do ensino fundamental, com produções sobre trabalho infantil. Já para o segundo grupo, de estudantes de 6º e 7º ano do ensino fundamental, a abordagem solicitada foi aprendizagem profissional/profissionalização de adolescentes.

O Prêmio Segurança e Saúde nas Escolas tem como foco sensibilizar a sociedade sobre ações de prevenção a acidentes, doenças e violências em todas as suas formas nas escolas e no trabalho. Este ano, o prêmio abordou o tema segurança e saúde nas escolas e no trabalho com os estudantes de 8º e 9º anos do ensino fundamental.

Ambas as iniciativas premiam os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos por estudantes das instituições públicas de ensino nas categorias conto, desenho, música e poesia.

 

Ministério Público do Trabalho no RN

Assessoria de Comunicação

E-mail: prt21.ascom@mpt.mp.br  

Telefones: (84) 4006-2820 I (84) 99113-8454

Imprimir